10/03/2023 às 17h51min - Atualizada em 11/03/2023 às 00h01min

Quer assistir ao Oscar sem tradução simultânea? Conheça outras formas de aprender inglês

Filmes, músicas e séries são gêneros aliados do aprendizado do idioma e recomendados por professores

SALA DA NOTÍCIA Canal A Comunicação
https://transferenglish.com/
Divulgação
O Oscar está chegando! No dia 12 de março, a transmissão da maior premiação de cinema do mundo promete trazer muitas novidades do universo cinematográfico internacional. Os canais de TV TNT e HBO Max, já confirmaram a exibição do evento ao vivo. E você está se perguntando se o seu inglês acompanha a transmissão sem tradutor simultâneo, não é mesmo? 
 
Muita gente acha que só existe um jeito de aprender um novo idioma: através da velha e conhecida gramática. Aprender inglês, entretanto, é um processo muito mais amplo que envolve compreensão e uso em diferentes contextos e situações – e isso está longe de ser uma receita simples de apenas memorizar gramática e vocabulário. 
 
“Quantas vezes as pessoas escutam que ver um filme e escutar uma música ajudam na absorção do inglês? Já é uma prática das salas de aula e de professores particulares justamente porque todo mundo sabe que uma das melhores formas de aprender inglês é a prática constante e a exposição regular à língua”, explica Vergilio Melo, professor de inglês da Transfer English. 
 
Embora o estudo da gramática e ortografia seja importante, a fala, a audição, a leitura e a escrita são igualmente importantes para se tornar fluente em uma língua. "É preciso expor-se a diferentes formas de comunicação, como os filmes, músicas e livros, assim como ter conversas com outras pessoas ou até mesmo sozinho(a), pensando em voz alta", recomenda o professor. 
 
“Através da escuta e da fala, treinamos não apenas a forma como se constróem as frases, mas ganhamos ritmo ao nos comunicarmos, aprendemos a fazer pausas,, criamos uma compreensão da língua de forma ampla”, acrescenta Vergilio. 
 
De acordo com o professor, existem muitas maneiras não tradicionais de aprender inglês que podem ser divertidas e eficazes. Algumas opções incluem: 
 
  1. Assista a programas de TV e filmes em inglês: isso pode ajudá-lo a melhorar sua compreensão auditiva e sua capacidade de aprender vocabulário e gramática.
  2. Ouça podcasts em inglês sobre tópicos que lhe interessam: há uma grande variedade de podcasts disponíveis sobre quase qualquer assunto, e eles podem ajudá-lo a melhorar sua compreensão auditiva e sua capacidade de se comunicar em inglês.
  3. Use aplicativos de dicionário e tire o máximo de proveito de tradutores como o Google Translate. 
  4. Jogue jogos em inglês: existem muitos jogos para celular e para computador que são projetados para ajudá-lo a aprender vocabulário e gramática em inglês, enquanto você se diverte jogando.
  5. Faça amigos em inglês: use sites de redes sociais como o Facebook e o Twitter para se conectar com falantes do mundo todo e praticar sua conversação e escrita.
  6. Experimente estender o seu repertório culinário executando receitas em inglês!
  7. Leia livros em inglês: comece com livros mais populares ou com histórias que você já conhece bem em português e leia-os em inglês para ajudar a melhorar sua compreensão de leitura e sua gramática.
  8. Assista vídeos no YouTube: escolha canais de temas que falem de algo que você se interessa muito. Isso pode ajudá-lo a melhorar sua gramática e sua compreensão de leitura e audição.
 
“Lembrando que é importante ter em mente que essas formas de aprendizado complementam e não substituem a importância de um curso de inglês formal com um professor capacitado e qualificado, inclusive para te ajudar a tirar dúvidas, quando elas surgirem. A chave para aprender inglês de forma eficaz é encontrar uma abordagem que você goste e que se adapte ao seu estilo de aprendizado”, completou. 
 
A Transfer English funciona como uma Netflix de inglês, com módulos de aprendizagem em diversos canais temáticos, como: a Transfer Music, Transfer Movies, Transfer Cooking, que como os próprios nomes dizem, ensinam a língua através da música, de filmes e das práticas gastronômicas. 
 
“É sempre bom integrar à sua rotina atividades que promovam tanto o aprendizado da língua quanto o entretenimento. Cantar músicas e tentar memorizar as letras ajuda bastante em aspectos como pronúncia, uso de linguagem informal, e não menos importante, ficar afiado para o karaokê”, reforça Vergílio. 
 
Já no quesito filmes e séries, o professor recomenda o uso de legendas como um aliado, mas é sempre bom seguir uma ordem para tirar o máximo de proveito: (1) Trecho de 5 minutos de filme/série com legenda em Português: te ajuda a entender o contexto da trama; (2) Trecho de 5 minutos de filme/série com legenda em Inglês: te ajuda a identificar novas palavras e expressões, uma vez que você já sabe o contexto; (3) Trecho de 5 minutos de filme/série sem legenda: Essa atividade imersiva te ajuda a forçar o cérebro a acostumar-se com o ritmo da língua e aliviar o estresse de não entender, uma vez que você já sabe o contexto e já aprendeu algumas palavras e expressões. 
 
“É possível também tirarmos o máximo de proveito no processo de aprendizagem quando essa exploração do gênero é feita por um profissional em aquisição de linguagem. Por isso, no Transfer Movies e Transfer Music, grandes hits e produções internacionais são "dissecadas" para tirar o proveito máximo que eles têm a nos oferecer. Quer um exemplo? Muitas legendas de séries famosas erram na hora de traduzir uma expressão da língua, que quando traduzida ao pé da letra, perde o significado. Um profissional ajuda a identificar essas diferenças”, destaca Vergílio.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp