23/07/2022 às 10h35min - Atualizada em 23/07/2022 às 10h35min

Campos: Começa na próxima segunda-feira a capacitação para a Formação Lab Mais

- Redação
Começa na próxima segunda-feira (25) e vai até 5 de agosto a capacitação “Formação Lab Mais: Ciências, Matemática, Robótica e Brincar & Aprender”. A capacitação vai ser realizada pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), por meio da Escola de Formação de Educadores Municipais (EFEM). O público alvo são professores, pedagogos, professores de suporte pedagógico (PSPs) e gestores das unidades escolares da rede municipal de ensino. A formação acontecerá na Universidade Estácio de Sá, com opções de horários pela manhã, tarde ou noite. As inscrições podem ser feitas até domingo (24), neste link.

O curso visa capacitar os profissionais da Educação para o uso dos recursos dos laboratórios adquiridos pela Seduct e que estão sendo entregues nas unidades escolares. "Neste sábado, já iniciaremos a montagem dos laboratórios na Estácio. Essa etapa de formação é muito importante para que os professores possam manusear e aproveitar ao máximo os recursos que os laboratórios vão oferecer aos alunos. O treinamento será feito por técnicos especializados no uso desses recursos”, ressalta a Diretora Pedagógica da Seduct, Tânia Alberto.

Durante as capacitações serão realizadas discussões sobre as concepções teóricas e práticas que envolvem os materiais e jogos. Os educadores participarão de oficinas com práticas ligadas às necessidades curriculares da rede. Responsável pela EFEM, Talita da Silva Ernesto explica que a Formação Lab vai apresentar os materiais dos laboratórios de Matemática, Ciências, Robótica, e o Brincar e Aprender a todos os educadores das escolas municipais.

“Empoderar os gestores e professores para o bom uso destes materiais é fundamental para dinamizar as aulas, envolver os alunos com experiências lúdicas e contextualizadas, desenvolvendo a criticidade, a investigação e o pensamento complexo. As pessoas que vão ministrar são profissionais qualificados, envolvidos com a criação dos laboratórios e que já realizaram a implantação destes materiais em outras escolas da rede pública", contou Talita.

OS LABORATÓRIOS

Os kits que compõem os laboratórios começaram a ser entregues no dia 30 de junho, na Escola Municipal Centro Educacional 29 de Maio, na Pecuária. Na ocasião, acompanhada da subsecretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Rita Abreu, a primeira-dama Tassiana Oliveira, representando o prefeito Wladimir Garotinho, inaugurou os laboratórios de Ciências, Matemática e Brincar & Aprender.

A formação de Ciências e Matemática será direcionada a todos os professores do Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais, cada um em seu respectivo dia. A formação de Robótica vai acontecer para algumas escolas, professores do Ensino Fundamental Anos Iniciais, já que será feita em duas etapas. O segundo grupo de escolas vai fazer a capacitação em outra etapa. Já os professores de Creche e Educação Infantil terão formação do Brincar & Aprender.

"Nesta primeira etapa, para cada laboratório, a carga horária será de 8 horas, sendo 4 por dia. Vale ressaltar que a inscrição segue em duas etapas. A primeira corresponde ao cadastro completo do servidor e a segunda, à inscrição dos cursos dos laboratórios. Todos precisam entrar com o e-mail institucional, preencher o cadastro e se inscrever na aba curso”, explica Talita.

FORMAÇÃO LAB MAIS

O Projeto Lab Mais foi implantado este ano nas unidades escolares da rede municipal de ensino de Campos. Para isso, a Seduct adquiriu 120 kits de laboratórios de Matemática e Ciências, destinados a 84 unidades que ofertam Ensino Fundamental Anos Iniciais e a 36 unidades com Ensino Fundamental Anos Finais. Além desses, há ainda 166 Kits de Robótica para 46 unidades com Educação Infantil, 84 unidades com Ensino Fundamental Anos Iniciais e 36 com Ensino Fundamental Anos finais.

Já o Brincar e Aprender é composto por estantes organizadoras lúdicas, estante modular, estante de recursos educacionais lúdicos – Educação Infantil e conjunto de recursos educacionais lúdicos – Ensino Fundamental Anos Iniciais. Todo esse material vai auxiliar no processo de ensino-aprendizagem para a Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais nas unidades escolares do município.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp