09/06/2022 às 16h43min - Atualizada em 09/06/2022 às 16h43min

Representantes da segurança pública de Campos e região se reúnem em Carapebus

- Redação
Nesta terça-feira (7/06), Carapebus sediou o 1º Encontro entre as Secretarias de Segurança Pública da região e o Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf). A reunião teve como objetivo unir as cidades, por meio de um consórcio, para estudar os problemas e as necessidades na área de segurança de forma regionalizada.



A iniciativa partiu da Prefeitura de Carapebus, com apoio da Câmara Municipal, que cedeu o espaço. Presidindo a reunião, o vice-prefeito, Marcelo Borges, destacou a importância do evento: “Há a necessidade de que os municípios em torno de Carapebus se alinhem para que possamos falar a mesma linguagem com relação à segurança pública. É uma tendência que os municípios assumam a segurança pública. Hoje já fazemos isso, mas cada vez mais é preciso estreitar os laços”.



O evento contou com uma breve palestra sobre o tema, ministrada pelo coordenador do Cidennf, Lenilson Lira. Conforme explicou Lira, o consórcio, que já possui nove Câmaras Técnicas Setoriais, entre elas de gestão em Saúde, Turismo e Desenvolvimento Econômico, busca expandir para área de segurança, caso haja adesão das cidades que participaram do encontro.



“O Cidenff é um consórcio de municípios, fundado em 2018, pela necessidade de estudar os problemas de forma regionalizada. Muitos dos municípios presentes aqui já fazem parte. Essa é uma reunião histórica, com falas históricas e que trata de um problema que é de todos. Buscamos agora abrir um espaço institucional, criando a Câmara Técnica Setorial de Gestão de Segurança Pública”, explicou Lira.



Ainda de acordo com o coordenador do Cidennf, através da união dos municípios, será possível desenvolver mais políticas públicas que atendam a necessidade da região, assim como reduzir custo de manutenção, melhorando a qualidade das estruturas das secretarias de Segurança Pública.



“Se o problema da criminalidade e marginalidade não chegou ao nosso quintal, ele já chegou no quintal do vizinho. A segurança pública deve ser elevada à mesma importância da Saúde e Educação. Os municípios existem juridicamente numa região de território, mas os problemas não enxergam isso, o problema da violência não tem fronteiras”, afirmou Lenilson Lira, que ainda informou que as demandas apontadas no evento serão apresentadas ao secretário de Estado de Segurança Pública e ao governador Cláudio Castro.



Dentro dessa ideia de consórcio, já existe também uma iniciativa por parte da Guarda Municipal de Macaé de promover um Consórcio Intermunicipal, que englobaria as cidades limítrofes, como Carapebus, Quissamã, Rio das Ostras, Casimiro de Abreu, Trajano de Moraes, abrindo a possibilidade até para a participação de Nova Friburgo.



“O objetivo é promover as adequações, de acordo com o Estatuto Geral da Guarda Municipal, para realização de convênios e ações conjuntas. Já estamos com toda a legislação pronta, agora vamos iniciar as conversas com os prefeitos das demais cidades, porque é preciso que todas aprovem a lei de igual teor para dar legitimidade a essa parceria”, explica o subinspetor da Guarda Municipal de Macaé e presidente da Associação dos Guardas Municipais do Estado do Rio de Janeiro (Agmerj), Vicente de Oliveira Teixeira.



Participaram do encontro os representantes de Aperibé; Bom Jesus do Itabapoana; Campos; Cardoso Moreira; Cordeiro; Italva; Macaé; Miracema; Quissamã; Rio das Ostras; São João da Barra; São Francisco do itabapoana; Santo Antônio de Pádua; São José de Ubá e Trajano de Moraes.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp