03/06/2022 às 17h38min - Atualizada em 03/06/2022 às 17h38min

Contorno da BR-101 em Campos é abordado durante evento da Fecomércio

- Redação
O contorno da BR-101, no trecho de Campos, foi um dos temas abordados durante apresentação de estudos e propostas para nova concessão da rodovia federal, no trecho entre Niterói e a divisa do Rio de Janeiro com o Espírito Santo, além da BR-356, no trecho entre Viçosa (MG) e São João da Barra (RJ). Entre os representantes de Campos no evento, realizado em Macaé em uma iniciativa da Fecomércio-RJ, estavam o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Felipe Knust; o subsecretário de Mobilidade, Sérgio Mansur; o vice-presidente do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), Davi Alcântara; diretor de Projetos, Vitor Lebron; e consultor de Relações Institucionais, Mauro Silva. A previsão é de que no dia 29 deste mês novo evento para debater o tema seja realizado em Campos.

Entre as obras em Campos previstas na nova licitação estão o contorno de Campos, que deverá estar definido antes da nova concessão. Sobre a BR-356, o representante de São João da Barra falou sobre a ligação da estrada com o aeroporto e o futuro contorno de Campos por meio da RJ-224 e a Ponte da Integração. “Devido aos maiores investimentos dessa nova concessão que, além da BR-101 com o novo contorno de Campos, também abrangerá a BR-356, conseguimos que o evento seja replicado em Campos dia 29 de junho, onde os segmentos da sociedade precisam estar presentes”, disse Mansur.

“O município de Campos é cortado pela BR-101, uma rodovia federal que liga o país de Norte a Sul, e o contorno da rodovia é fundamental para a segurança de quem trafega diariamente pela via quanto para os munícipes porque passa pela área urbana do município. Estamos acompanhando os estudos e todas as discussões em torno do tema tão relevante para a região e para o país”, destaca Knust.

Entre os motivos apresentados pela Arteris, concessionária que administra a BR-101, para rescindir o contrato em vigor atualmente, estão queda do volume de trânsito na BR-101, pandemia da Covid-19 e a alta do preço dos combustíveis, gerando descompasso da arrecadação com a crise financeira após 2014. A Arteris, representada pela Célia Daumas, também abordou outros temas como o Contorno de Campos e a redução em 50% do número de acidentes entre 2010 e 2020. 

Representando a Empresa Brasileira de Logística (EPL), órgão do Ministério da Infraestrutura (MINF) encarregado de conduzir os estudos para nova concessão, Rafael Benini apresentou e recebeu sugestões para esse novo processo. Ele informou que a concessão possui 628 km de rodovias entre a BR-101 e a BR-356, impactando 10 milhões de pessoas no Estado do Rio de Janeiro.

O assessor da Presidência da Fecomércio RJ, Delmo Pinho, conhecedor da região e do assunto por ter sido secretário de Estado de Transportes, apresentou as obras previstas na concessão da rodovia que não foram realizadas e o Plano de Exploração da Rodovia (PER). Ele alegou que entraves burocráticos e de licenciamento ambiental atrasaram em cinco anos a entrega da licença para a Arteris.
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