14/05/2019 às 19h44min - Atualizada em 14/05/2019 às 19h44min

Vai comprar ou alugar? Faça a vistoria do imóvel!

Paolla Clayr
Google Imagens

Quantas vezes você já pagou pelos problemas encontrados em um imóvel que pertenceu a outra pessoa? E quando a construtora entrega um imóvel com defeitos?

A compra e a locação de imóveis exigem muito tempo dos usuários: tem que pesquisar na internet, pesquisar nas imobiliárias locais, ir em várias e não gostar de nenhuma, pesquisar mais, visitar mais um bocado de lugares, achar uma que goste, avaliar se cabe no bolso, enquanto isso, tem que preparar a mudança, buscar caixas, fazer pesquisa de empresas de fretamento, e todo mundo se envolve nessa etapa de juntar a casa toda em caixas.

Nesse rebuliço de emoções, ainda é necessário reunir todos os documentos para o contrato, com originais e cópias, ida na imobiliária, ida nos cartórios, assinaturas e os dados devem estar perfeitos!

É comum nesse processo da busca da casa nova a gente não reparar em detalhes fundamentais na hora que a chave do imóvel é entregue em nossas mãos. Essa etapa é a VISTORIA, e serve para lugares a serem comprados ou alugados, pois garante a qualidade do produto que você está se tornando responsável. Nessa etapa, alguns problemas podem ser identificados e devem ser corrigidos pelo locador, dono do imóvel ou construtora.

Para ajudar nesse momento, é bom ter em mãos um resumo dos itens a serem testados antes de pegar a chave com o proprietário anterior.

 

RESUMO PARA VISTORIA DE IMÓVEIS

 1.    Comece pelos revestimentos e acabamentos:

  • verifique a pintura das paredes, portas, janelas e tetos
  • cheque se os pisos e azulejos estão sem trincas e com rejunte
  • teste a abertura e fechamento das portas e janelas para ver se não estão emperradas ou agarrando
  • confira se há rachaduras ou defeitos no forro de gesso

2.    Avalie a parte hidráulica:

  • verifique se as louças estão bem instaladas e presas
  • confira se há vazamentos no sifão, torneiras e registros
  • acione todas as descargas e chuveiros, e repare se a quantidade de água que sai está correta
  • veja se a água escorre corretamente pelos ralos, sem entupimento

 3.    Finalize pela parte elétrica, de gás e telefonia

  • verifique se os pontos de gás estão vedados
  • teste todas as tomadas, interruptores, interfones e campainha
  • veja se todos os disjuntores estão identificados com etiquetas

Para essa vistoria no local, vá com esse resumo em mãos, leve um carregador de celular para testar as tomadas e uma lâmpada para testar os bocais. Sempre faça a vitória com alguém ao seu lado, pode ser o corretor, o proprietário ou alguém responsável pela obra. Tire fotos de todos os itens testados e, se encontrar algum problema, anote, tire fotos e comunique a pessoa que está te acompanhando.

A dica principal aqui é para que você SEMPRE SE DOCUMENTE, tenha elementos que resguardem o seu direito de assumir um imóvel em perfeitas condições, como reza o contrato estabelecido entre vocês.

Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp