Economista
De acordo com os dados do IBGE referentes ao ano de 2022 sobre a renda média mensal em termos de salários mínimos, os dois municípios que lideram o ranking de maiores rendas são Macaé, com 5,8 salários mínimos, e São João da Barra, com 4,6 salários mínimos. Esses valores estão acima da média salarial do município do Rio de Janeiro, que é de 3,9 salários mínimos, e também da média da economia brasileira, que se encontra no patamar de 3,1 salários mínimos mensais.
O que explica a maior renda nas economias de Macaé e São João da Barra são os grandes investimentos da Petrobras e do Porto do Açu. Enquanto isso, a economia de Campos figura como a “lanterninha” entre os municípios analisados. Isso porque, a cada dia, o tecido econômico campista se consolida como uma economia de prestação de serviços de baixa remuneração.
Já no município do Rio de Janeiro, há uma forte atividade de prestação de serviços nos setores de turismo, cultura e outras áreas relacionadas, mas os salários são relativamente melhores.
Portanto, a economia de Campos continua estagnada, apesar da propaganda oficial, muitas vezes enganosa. Esse cenário é, sem dúvida, muito decepcionante.