As famílias atendidas pelo projeto atravessam um processo de seleção que compreende uma enquete socioeconômica nas famílias que habitam moradias de madeira, cerca de 3 meses antes do acontecimento. Há critérios objetivos, pesos para cada temática. A partir disso, faz-se uma lista de priorização das famílias que mais precisam da casa. Essa lista segue para a comunidade e moradores validam as informações, e então, decidem-se as famílias que vão usufruir daquela construção. Uma das regras para a seleção, por exemplo, é a família morar na comunidade há 1 ano e um dia, critério que valida a condição de permanência.
A moradia de emergência do TETO é uma casa pré-fabricada de madeira pinus certificada que é construida em dois dias. O modelo da casa foi projetado para que qualquer pessoa seja capaz de fazer, com uso de ferramentas manuais na construção que não necessita de expertise profissional. A equipe que atua na execução da obra é composta por voluntários/as, moradores/as e parcerias contratadas.
Na nossa cidade já houve uma mobilização e a primeira construção em Campos dos Goytacazes foi em novembro de 2018 e foram construídas 4 moradias de emergência na comunidade Aldeia III. A próxima construção em julho, nos dias 20 a 25 de julho, está programado a construção de 8 moradias emergenciais.
Uma das duplas de Embaixadores do TETO Brasil na cidade é a Gabriela e o Matteus, alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo do Instituto Federal Fluminense, e está arrecadando fundos através de financiamento coletivo para a maior construção de moradias de emergência que o TETO realiza no ano.
São aceitas colaborações mínimas de R$ 10 e podem ser realizadas pelo site, para atingir a meta de R$ 20 mil, totalmente dedicada ao programa: https://www.catarse.me/gabiemattheus
O TETO Brasil é uma das raras iniciativas de habitação no país, e por mais que saibamos da responsabilidade do poder público em providenciar essa atenção à moradia de seus munícipes, não podemos somente esperar ou nos calar, e essa colaboração é tão pequena diante dos riscos que muitas famílias estão sujeitas por aí, que contamos com seu apoio.
Contribua e divulgue.