O Portal da Transparência da Prefeitura de São Francisco de Itabapoana segue sem disponibilizar informações sobre servidores ativos, comissionados, contratados e RPAs. A consulta, realizada nesta quinta-feira (2) e em dias anteriores, mostra que esses dados não estão acessíveis, descumprindo o que determina a Lei da Transparência, que garante ao cidadão o direito de consultar a folha de pagamento do município.
Nos últimos dias, circulou nas redes sociais uma planilha com nomes de servidores, revelando inclusive casos de supersalários. Após a repercussão, os dados sumiram do portal.
O Ministério Público do Estado do Rio também tem enfrentado dificuldades para obter informações sobre contratados que estariam ocupando funções destinadas a concursados (confira link ao final).
Em 2024, a prefeitura realizou concurso público para centenas de vagas. No entanto, os aprovados ainda aguardam convocação, enquanto denunciam que milhares de contratados ou RPAs estariam exercendo cargos previstos para os concursados.
Uma fonte ligada ao governo municipal informou que a folha de pagamento dos contratados pode chegar a R$ 7 milhões mensais. Porém, diante da ausência de dados no Portal da Transparência, a informação ainda não pode ser confirmada.