19/04/2022 às 15h47min - Atualizada em 19/04/2022 às 15h47min
Ossadas de Sítio Arqueológico na Praia de Manguinhos voltam aparecer após ressaca no litoral
Jornal Aurora - Redação
Foto: Divulgação Após uma forte ressaca atingir o litoral de São Francisco de Itabapoana durante o final de semana, ossadas de um Sítio Arqueológico voltaram a reaparecer na Praia de Manguinhos, em São Francisco de Itabapoana.
O local é reconhecido e registrado como Sítio Arqueológico pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) desde a década de 90, sendo as ossadas já encontradas na região desde os anos 70.
Segundo relatos de moradores, a região do Sítio Arqueológico fica no Quilombo de Barrinha, e faz parte de um antigo cemitério de escravos que foram enterrados no local. O cemitério ficava a 200 metros da praia, com o avanço do mar e a erosão, as ossadas voltaram a ficar expostas. A região também já foi local de desembarque clandestino de africanos trazidos por traficantes de escravos.
A área deverá ser isolada nos próximos dias pelo IPHAN.
Segundo a Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, o Departamento de Cultura irá recolher as ossadas com tratamento adequado para a preservação em local apropriado, até que sejam encaminhadas para pesquisas de arqueólogos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que já visitam o município.
''Pedimos à população e visitantes que não retirem as ossadas do sítio, devendo ao encontrá-las, comunicar ao Departamento de Cultura para o devido recolhimento", disse a prefeitura.