19/04/2022 às 09h39min - Atualizada em 19/04/2022 às 09h39min
Assistência à Saúde das crianças, em Campos, ampliada e com novas unidades de atendimento
- Redação
A Prefeitura de Campos, através da Secretaria Municipal de Saúde, ampliou a assistência à saúde das crianças com a implantação de novas unidades para atendimento pediátrico de urgência e emergência. O município está inaugurando a Clínica da Criança, na antiga Unidade Pré-Hospitalar (UPH) de Guarus, com 20 leitos para internação, como também foi aberto o Pronto Socorro Pediátrico do Hospital Plantadores de Cana (HPC).
As duas unidades realizam atendimento 24h durante sete dias na semana, integrando a rede de emergência pediátrica, que contará também com as UPHs de Farol de São Tomé, Travessão e Ururaí, além da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), distribuídas por todo o município e que garantem um serviço humanizado à população.
A Clínica da Criança contará com cinco médicos plantonistas por dia, tornando-se a maior emergência pediátrica da região. “É um modelo hoje bem mais avançado, bem mais amplo e mais universalizado para que possamos assistir às nossas crianças”, disse o secretário de Saúde, Paulo Hirano.
O médico informou que a obra de reforma e ampliação da nova emergência do Hospital Geral de Guarus (HGG) implicou na ampliação e criação de um novo fluxo de urgência pediátrica no município.
“Pela sazonalidade do momento nós vamos manter os leitos de internação por hora no HGG, interrompendo a assistência da porta aberta do pronto-socorro, por conta da necessidade das obras. Com isso, nós precisamos aumentar a rede de pediatria da urgência 24h”, frisou.
Paulo Hirano garantiu que “a população deve ficar segura e tranquila, porque hoje nós temos uma condição de dar uma melhor assistência às nossas crianças em relação ao que era feito anteriormente. Nossa missão agora será ampliar a informação para que a população possa acessar de forma correta as portas de entrada do município”, afirmou o secretário, acrescentando que o município tem hoje uma rede de unidades abertas 24h para assistir às crianças e, com isso, avançar em número de leitos disponíveis.
“Contamos com inúmeras Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e, também, Unidades Pré-Hospitalares (UPHs) que prestam atendimento pediátrico, algumas com funcionamento de 12h e outras de 24h”, finalizou.