16/04/2022 às 10h09min - Atualizada em 16/04/2022 às 10h09min
CAAC, em Campos, já realizou 68 atendimentos às crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual
- Redação
Desde que foi inaugurado, em 12 de outubro de 2021, o Centro de Atendimento ao Adolescente e à Criança Vítima de Violência (CAAC), que funciona no Hospital Ferreira Machado (HFM), já realizou 68 atendimentos. Deste total, 39 ocorreram entre janeiro e abril deste ano.
No local, a criança e o adolescente são atendidos por uma equipe multidisciplinar, entre assistente social, psicólogos, pediatras, médicos legistas e policiais civis, que fazem o registro de ocorrência. O serviço está ativo 24h por dia, de segunda a domingo.
Com objetivo de resgatar a integridade e dignidade emocional das vítimas de violência e abuso sexual, o CAAC promove o registro da ocorrência criminal, a entrevista investigativa e a realização da prova pericial, agilizando o processo e garantindo menos exposição das vítimas.
O diretor administrativo do HFM, Gilberto Nunes, disse que o CAAC tem se mostrado muito importante, em primeiro momento, para dar um ambiente mais seguro e mais humano na tratativa dessas demandas. O psicólogo mencionou que antes da unidade, essas vítimas eram atendidas apenas no ambiente de delegacia, no Ferreira Machado ou no Instituto Médico Legal (IML).
“Com o atendimento do CAAC a gente consegue juntar esse serviço em um só lugar, dando mais agilidade, mais dignidade e não expondo a vítima desses crimes a um ambiente hostil. Então a gente tem um processo muito mais humano para podermos investigar e tratar esses crimes”, ressaltou Gilberto.
Nunes informou que o CAAC também favorece denúncia desses abusos por possuir um ambiente próprio para isso e as vítimas não se sentem intimidadas.
“Na maioria dos casos, esses crimes ocorrem no ambiente familiar ou num círculo de amizade de pessoas próximas a família, às vezes, se sente envergonhada e não quer buscar uma delegacia”, mencionou o diretor administrativo concluindo que com o aumento da denúncia, esses criminosos poderão ser punidos mais rapidamente.