07/04/2022 às 14h16min - Atualizada em 07/04/2022 às 14h16min
Dia Mundial da Saúde com ações voltadas à melhoria da qualidade de vida
Em 1 ano e 4 meses do governo Wladimir Garotinho, o saldo é positivo, segundo o diretor de Atenção Básica da secretaria de Saúde, médico infectologista Rodrigo Carneiro
O Dia Mundial da Saúde é comemorado anualmente em 7 de abril, mesma data de criação da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1948. Seu objetivo é conscientizar a população a respeito da importância de manter o corpo e a mente saudáveis, fatores que estão agregados à execução de políticas públicas que garantam o acesso igualitário aos serviços de saúde.
E é isso o que o governo Wladimir Garotinho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, tem buscado priorizar. O saldo é positivo nesse 1 ano e 4 meses da nova gestão, segundo o diretor de Atenção Básica da secretaria de Saúde, médico infectologista Rodrigo Carneiro.
“São muitas as ações realizadas no primeiro ano de governo. Vale ressaltar a retomada dos serviços essenciais de Atenção Básica, a partir da reabertura das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), fechadas no governo anterior, a readequação e aumento das equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) e implementação de programas e ações voltadas para as necessidades de saúde da população”, disse o médico.
Segundo ele, o município possui atualmente 26 equipes de ESF que atuam nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs), mas a intenção, até o final deste ano, é aumentar para 35 e chegar a 60 ao final de 4 anos. “Atualmente, as unidades disponibilizam vários exames à população, entre laboratoriais e radiológicos. O Mutirão da Saúde veio para complementar a assistência à saúde na Atenção Básica”.
Outro avanço, de acordo com Rodrigo Carneiro, foi a captação de recursos federais e estaduais que aumentou em 300%. “No governo passado não houve investimentos em pessoal e nem em recursos. Deixaram de arrecadar muita verba junto aos programas federais”, afirmou ele, citando alguns programas que têm recebido investimentos para ampliar o número de atendimentos.
Um deles é o Consultório na Rua, que promove o acesso da população em situação de rua aos serviços de saúde. “Tem também o programa de tuberculose e hanseníase, que está em processo de descentralização, e o atendimento aos portadores do vírus HIV e hepatites virais, através do Programa Municipal DST/Aids e Hepatites Virais - Centro de Doenças Infecto-Parasitárias (CDIP)”.
Rodrigo Carneiro citou ainda a implantação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP). O objetivo do programa é garantir à população carcerária o acesso a uma saúde de qualidade. O atendimento médico ocorre dentro das penitenciárias, evitando que os detentos saiam para consultas.
“Implantamos também o programa Follow Up, que conta com um ambulatório especializado para acompanhamento da saúde das crianças prematuras de risco após alta hospitalar, capacitamos enfermeiros para a realização de consultas obstétricas de baixo risco e montada uma equipe para a realização de cirurgias eletivas ginecológicas, que já começou a atuar para atender a demanda reprimida”, acrescentou.