Campos está ganhando reforço na saúde. Trata-se da primeira Clínica da Criança, que vai funcionar no espaço que abriga atualmente a Unidade Pré-Hospitalar (UPH) de Guarus. A unidade, cuja obra de reforma está em fase final de acabamento, prestará atendimento de emergência 24h, exclusivo para crianças de 0 a 11 anos e 11 meses. A inauguração está prevista para acontecer nos próximos dias, segundo o secretário municipal de Saúde, Paulo Hirano.
Nesta terça-feira (05), o secretário de Saúde fez uma visita técnica à unidade para checar as modificações e adaptações feitas no local. O secretário estava acompanhado do presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e superintendente do Hospital Ferreira Machado (HFM), Arthur Borges, do subsecretário municipal de Saúde, Marcos Gonçalves, da diretora de gestão das UPHs, Bruna Vassimon, e do subsecretário de Infraestrutura da secretaria de Saúde, Genil Alves.
Segundo Paulo Hirano, a criação dessa rede de atenção pediátrica foi um dos compromissos de campanha assumidos pelo Prefeito Wladimir Garotinho. “Além de um ambiente lúdico e arejado, teremos aqui uma equipe de profissionais altamente capacitados para acolher e tratar dos menores”, disse.
Acolhimento esse que, de acordo com a dona-de-casa, Daiana de Souza, 34 anos, já vem ocorrendo. O filho de Daiana, o pequeno Benício de Souza Mello, de 1 ano de idade, foi atendido nesta terça-feira na unidade. “Ele teve que ficar em observação, porque estava com diarreia e vômito”, contou a dona-de-casa, que elogiou a rapidez no atendimento e as novas instalações. “Está bem bonita”, afirmou ela, moradora do Parque Novo Eldorado, em Guarus.
Para o presidente da FMS, Arthur Borges, a Clínica da Criança é um sonho antigo que está sendo realizado. “O município precisava de um espaço como esse para atendimento exclusivo às crianças”, afirmou, lembrando que a UPH de Guarus também prestava atendimento adulto, cujo fluxo foi remanejado para o Hospital Geral de Guarus (HGG), UPH da Saldanha Marinho e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Guarus.
Caso precise de atendimento, a pessoa também pode se dirigir a qualquer UBS ou UPH perto de sua residência. Todos os clínicos da UPH de Guarus foram remanejados para o HGG. A diretora de gestão das UPHs, Bruna Vassimon, explicou que, com o remanejamento do fluxo de atendimento adulto, houve ampliação dos leitos pediátricos na Clínica da Criança, que subiu de sete para 20.
Entre os meses de janeiro e março deste ano, mais de 7 mil crianças foram atendidas na unidade. O mês de março foi o que registrou maior movimento, com 2.660 atendimentos, seguido por janeiro, com 2.613 e fevereiro, 1.734.
O prédio, que agora vai abrigar a Clínica da Criança, foi fundado em fevereiro de 1966. A última reforma ocorreu há 18 anos.