04/04/2022 às 15h04min - Atualizada em 04/04/2022 às 15h04min
Idosos e profissionais de saúde recebem primeiras doses da vacina contra a gripe
A abertura da vacinação foi no Clube da 3ª Idade. Presentes, o secretário de Saúde, Paulo Hirano, o diretor de Atenção Básica, Rodrigo Carneiro, e a subsecretária da Promoção e Defesa da Pessoa Idosa, Rosilani Tavares
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza foi aberta em Campos nesta segunda-feira (4). A vacina, que previne contra a gripe, ficará disponível no decorrer da semana em 15 postos para a imunização de idosos com idade acima de 80 anos e, também, para profissionais da área de saúde com mais de 60 anos. A aplicação do imunizante ocorre das 9h às 16h.
A largada para proteção contra o vírus Influenza ocorreu no Clube da Terceira Idade, área central da cidade, com a presença do secretário de Saúde, Paulo Hirano, e do diretor de Atenção Básica, Rodrigo Carneiro, que ressaltaram a importância da imunização e de que a vacinação é o melhor caminho para a proteção da população. Também estava presente a subsecretária da Promoção e Defesa da Pessoa Idosa, Rosilani Tavares.
“Nessa semana estamos focando nos idosos acima de 80 anos e nos profissionais de saúde, este último grupo mais vulnerável por exposição. Muito importante que se tenha consciência de que a imunização é o melhor caminho para a proteção das pessoas. A gripe é uma doença leve, mas que pode se tornar uma doença grave. O que evita essa gravidade é a imunização”, disse o secretário de Saúde.
Inicialmente, a vacina está sendo aplicada para grupos prioritários e em ordem decrescente de idade. De acordo com o secretário, o objetivo é imunizar 80% de todo o público-alvo. “Vamos ampliar a imunização até atingir todas as pessoas, todas as crianças acima dos seis meses de idade”, acrescentou, Paulo Hirano.
“Estamos saindo da pandemia. O número de casos diminuiu muito, mas nós temos outras doenças que, potencialmente, podem ser graves. Grande exemplo é gripe em pacientes idosos. Então, para evitar um novo aumento do número de pacientes com síndromes respiratórias, que pode ser Covid ou gripe, a gente precisa que a população procure os locais de vacinação”, ressaltou o infectologista, Rodrigo Carneiro.
Para receber a dose da vacina Influenza, os idosos devem levar documento de identificação, CPF, caderneta de vacina de rotina, além do comprovante de endereço. Exclusivamente no Clube da Terceira Idade e no drive-thru da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) também é possível receber a 4ª dose da vacina contra a Covid-19.
“Atualmente a vacina para Covid e para gripe podem ser aplicadas no mesmo momento. Sabemos que ainda há um número de pacientes que não tomou a vacina Covid e, se assim desejar, a pessoa pode tomar as duas”, explica Rodrigo.
Consciente da importância da vacinação, Valmir Fernandes Pimenta, de 81 anos, disse que, "devemos acreditar na ciência e em Deus, que é quem dá inteligência à Ciência para trabalhar em benefício do povo. A vacina é a coisa mais poderosa que apareceu nesta terra”, declarou.
Aos 84 anos, Jocila Siqueira Tavares, também recebeu a vacina. Ela foi levada pelo filho Renê Tavares, que falou sobre a importância da mãe e de outros idosos serem imunizados. “A vacina é muito importante, primeiro porque acreditamos muito na Ciência. E, segundo, no carinho que tenho pela minha mãe, que é meu maior patrimônio”, declarou.
Ele acrescentou que leva a mãe para tomar todas as vacinas. “Minha mãe teve Covid aos 84 anos. Ela já tinha tomado três doses da vacina e, mesmo sendo diabética, hipertensa, não precisou nem ser internada”, relatou Renê, que atribuiu o não agravamento da doença à vacina. “Há muitos relatos de pessoas que se infectaram com a doença e se salvaram por causa da vacina. E é, por isso, que é muito importante que todas as pessoas possam se vacinar, inclusive, essa contra a gripe”, disse.
A Influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. A vacina será eficaz contra as cepas tipos B, H1N1 e H3N2, incluindo a Darwin que foi a responsável pelo surto de gripe no ano passado.