31/03/2022 às 14h53min - Atualizada em 31/03/2022 às 14h53min
Goitacazes receberá mutirão de combate à dengue, zika, chikungunya e roedores
Será nesta sexta-feira (01). Entre os serviços estão visitas domiciliares para recolhimento de inservíveis e aplicação de larvicida e raticida, bloqueio aeroespacial com bomba costal e motofog
Goitacazes é o quinto bairro a receber o mutirão de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, realizado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Na ocasião, também será executado serviço de combate aos roedores, com objetivo de prevenir a leptospirose e outras doenças. A ação, que contará com 100 agentes de endemias, acontece nesta sexta-feira (1º). O mutirão terá início às 9h, na Praça São Gonçalo. Entre os serviços a serem realizados estão visitas domiciliares para recolhimento de inservíveis e aplicação de larvicida e raticida, quando necessário, bloqueio aeroespacial com bomba costal e motofog.
"Nos mutirões buscamos, principalmente, orientar a população e reforçar a necessidade dos moradores do bairro de manter suas casas, quintais e ruas livres sem recipientes que acumulam água e se transformam em focos para o mosquito da dengue e condições de proliferação de roedores”, explica o diretor do CCZ, Carlos Morales.
O mutirão de combate às arboviroses teve início no dia 10 de março, em Nova Brasília, passando pelo distrito de Travessão, Parque Aurora e Parque São Benedito. Todos esses bairros e distrito apresentaram índice acima de 5% no mutirão último Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa).
“O índice de infestação predial para Aedes aegypti em Goitacazes é de 5,3%. O município voltou a registrar chuvas e temperatura muito alta que é uma combinação propícia para a proliferação do mosquito e, por isso, precisamos reforçar a orientação à população para evitar água parada e, assim quebrarmos o ciclo de transmissão dessas doenças”, disse o coordenador do Programa Municipal de Controle de Vetores (PMCV), Claudemir Barcelos.