O Restaurante do Povo atingiu a marca de 500 mil refeições distribuídas gratuitamente. E para comemorar a data, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social realizou, nesta segunda-feira (28), uma programação diversificada para celebrar a data. Corte de cabelo, varal solidário, aferição de pressão arterial, testagem de Covid e atendimentos sociais marcaram o almoço comemorativo, que contou com um bolo e decoração especial.
O prefeito Wladimir Garotinho e a primeira-dama Tassiana Oliveira prestigiaram o evento, que fez parte das comemorações organizadas pela Prefeitura pelos 187 anos da elevação de Campos de Vila à Cidade. O Restaurante funciona diariamente, sendo entregues cerca de 1.500 refeições gratuitas - café da manhã, almoço e jantar - por meio do Programa RJ Alimenta.
A dona de casa Shijk Correia Barbosa, moradora da Vila Tamarindo, 20 anos frequentadora do Restaurante, elogiou o espaço. “Aqui tenho alimentação de qualidade para os meus filhos. Hoje também é dia de festa”, comemorou ao lado dos filhos, Gustavo, de 2 anos e Wallace, de 4 anos.
Moradora do bairro Santa Rosa, Ângela da Costa Barreto, 65 anos, cortou o cabelo durante a ação e destacou a importância do Restaurante do Povo na vida de milhares de pessoas. “Estou aqui todos os dias. De domingo a domingo. Ainda bem que Wladimir pensa na gente”, ressaltou.
“Fiz um vídeo durante o processo eleitoral dizendo que iria reabrir o Restaurante e mantive a minha palavra. Eu sei como as pessoas que estão na fila precisam desta alimentação. Hoje temos um local reaberto com alimentação de qualidade, conforto e segurança. Aqui as pessoas estão em casa”, disse o prefeito Wladimir.
A deputada Clarissa Garotinho parabenizou a população pelo aniversário da cidade e destacou o carinho pela área social. "Hoje é um dia importante para Campos, que comemora 187 anos. E o Restaurante Popular não poderia ficar de fora desta festa. Esse projeto é uma marca da família Garotinho, importantíssimo sempre, mas que, neste momento de pandemia, se faz mais essencial ainda. A população precisa de programas sociais, de assistência. Por isso, aprovamos no Congresso o auxílio emergencial, o Auxílio Brasil e continuaremos brigando por mais. Por isso, nosso gabinete já articulou mais de R$ 70 milhões em emendas para Campos desde que Wladimir tomou posse na Prefeitura".
O secretário de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, agradeceu a parceria com o Governo do Estado e reforçou que o município está empenhado para a abertura da unidade do Restaurante do Povo em Guarus. “Estamos mantendo diálogo com o Estado para que possamos tão logo abrir o Restaurante em Guarus. Quem ganha é a população”, destacou.
A reabertura do Restaurante do Povo foi fruto do empenho do Prefeito Wladimir Garotinho junto ao Governador Claúdio Castro. Entusiasta do espaço e secretário Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos à época, o deputado Bruno Dauaire reiterou a preocupação com a população vulnerável no momento mais difícil da história desta geração.
“Temos muito orgulho de reabrir o restaurante em pouco tempo. Não podemos chamar mais de Restaurante Popular, pois já virou a “Casa do Povo”. Há quatros anos estávamos tristes porque a população estava triste com o fechamento deste espaço. Hoje é só alegria”, finalizou.
O evento contou com a apresentação do Quartet Scherzo, da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, formado pelos músicos Marlon Beraldi (violino), Filipe Diamantino (viola), Pedro Carvalho (violoncelo) e Karolline Chaves (flauta). Também marcaram presença no evento o presidente da Fundação da Infância e da Juventude (FMIJ), Fabiano de Paula; o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcelo Mérida; o secretário de Ordem Pública, Jackson Souza; a subsecretária de Governo, Grazielli Gonçalves, além dos vereadores, Leon Gones, Marcos Elias e Marcione da Farmácia.