23/03/2022 às 17h48min - Atualizada em 23/03/2022 às 17h48min
Saúde realiza ação nesta quinta no Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose
Haverá panfletagem quanto aos cuidados, formas de transmissão, sintomas, diagnóstico e tratamento, das 9h às 14h, na sede do programa e no Guarus Plaza Shopping
A equipe do Programa Municipal de Controle da Tuberculose, da Secretaria Municipal de Saúde, fará uma ação, nesta quinta-feira (24), para marcar o Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose. Além de conscientizar a população sobre essa doença bacteriana, que tem entre os principais sintomas a tosse persistente, haverá panfletagem quanto aos cuidados, formas de transmissão, sintomas, diagnóstico e tratamento, das 9h às 14h, na sede do programa e no Guarus Plaza Shopping.
O programa funciona no Centro de Referência Augusto Guimarães (CRAG), na Estrada do Santa Rosa, no Parque Santa Clara, próximo ao Hospital Geral de Guarus (HGG), de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. O tema da campanha deste ano é “Outro olhar para a Tuberculose: um olhar além do pulmão".
“Vamos alertar que o mais importante é o diagnóstico precoce que possibilite um tratamento mais eficaz”, explicou a coordenadora do programa, Verônica Pinto Verdan. Ela explicou que a demanda para atendimento no programa é espontânea, ou seja, a pessoa que apresentar tosse há mais de 3 semanas, com ou sem catarro, pode ir ao Centro de Referência, que será atendido imediatamente, não precisando de encaminhamento médico ou agendamento prévio. O diagnóstico é feito por meio do exame de escarro e radiografia do tórax. O programa tem atualmente 300 pacientes em tratamento no município.
Verônica disse, ainda, que os pilares para o controle da tuberculose são o diagnóstico precoce e tratamento adequado. “Aqueles que tiveram contato com quem foi diagnosticado com a doença devem ir ao programa para avaliação médica, já que a transmissão se dá quando o paciente tosse, fala ou espirra”, afirmou. Os exames e o tratamento são gratuitos e o atendimento feito por uma equipe multidisciplinar. “Tuberculose tem cura”, finalizou ela.