A primeira-dama Tassiana Oliveira agradeceu a toda equipe técnica da Secretaria e ressaltou que, ao participar ativamente da área social, a missão de amar ao próximo se potencializa. “Muitas vezes, somos abordados por mães que estão em dificuldades e que solicitam o mínimo da nossa ajuda para que possam ter um parto com o mínimo de tranquilidade e dar a assistência necessária para os seus filhos. Muito feliz de estar aqui hoje vivenciando esse projeto”, disse Tassiana, lembrando que o projeto é mais uma etapa das ações que estão sendo desenvolvidas na área social.
A deputada federal Clarissa Garotinho falou sobre o cenário mundial e os reflexos para toda população, que vem sofrendo também com a elevação de preços como o petróleo, aumentando o preço dos combustíveis e do trigo, que refletiu diretamente no preço do pão. “É preciso que a gente entenda que o que está acontecendo hoje no Brasil não é um fenômeno isolado. Está acontecendo no mundo inteiro e é muito triste ver a população passar pela situação que está passando e a gente precisa de medidas emergenciais”.
“Temos compromisso com a vida e com as mães e esse Programa Mãe Coruja é só mais um passo que demonstra nosso compromisso. Quero desejar a todas que vocês aproveitem a principal herança de Deus, que são os nossos filhos, e que cuidem deles com muito amor”, destaca a parlamentar, que também anunciou que os recursos para as obras do novo Hemocentro Regional foram recuperados para que, após licitação, sejam retomadas.
"Última memória que nós temos desse benefício no município é de 2010. O auxílio natalidade é um benefício eventual, utilizado no momento da gravidez, desde que a gestante esteja referenciada e preencha os requisitos legais para o benefício. É um momento de muita felicidade para a gente esse programa", destaca o secretário de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, que se emocionou ao falar do programa.
O PROGRAMA – A previsão é que, por mês, 200 kits sejam distribuídos para gestantes beneficiadas. A adesão ao programa acontece a partir do 7º mês de gestação. O kit enxoval é composto por bolsa mochila, mamadeiras, trocador, macacão longo e curto, culote sem pé, body com manga e sem manga, casaquinho com capuz, cueiro, toalha de banho, edredom, meias de algodão, luva e uma banheira.
Entre as gestantes que participaram da solenidade, estava Ester da Silva, 21 anos, que está com 8 meses de gestação à espera de Ana Júlia. Desempregada e referenciada no CRAS de Travessão, ela ressaltou a importância do programa. “É muito importante porque a gente nunca teve isso e vai ajudar muitas mães também. No kit, tem tudo que a gente precisa”, afirma Ester.
Também participaram da solenidade secretários, os vereadores Marcione da Farmácia, Pastor Marcos Elias e Kassiano Tavares; além da subsecretária adjunta de Desenvolvimento Humano e Social, Mariana Barboza; o secretário executivo; Henrique Oliveira; a diretora de Proteção Social Especial, Maria Amélia Lopes e a diretora de Proteção Social Básica, Paloma Campos.