Em mais uma iniciativa de oferecer capacitação para os empreendedores do município, a Prefeitura de Campos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, inicia, nesta quinta-feira (17), o Projeto Bora Empreender com a oficina “Como controlar o fluxo de caixa”. Ao todo, 120 vagas foram preenchidas e os participantes estarão divididos em dois horários: às 14h e 18h. Os cursos e oficinas serão realizados no coworking do Boulevard Shopping . Ao todo, 500 vagas estão sendo oferecidas gratuitamente para os cinco temas que serão trabalhados até o mês de setembro em períodos intercalados. O prefeito Wladimir Garotinho destacou o empreendedorismo em Campos. "O empreendedorismo sempre esteve no DNA de Campos. Nosso povo é criativo, trabalhador e sempre cheio de boas ideias"
“Estamos oferecendo mais uma oportunidade de capacitação para os empreendedores com temas relevantes para o dia-a-dia dos seus negócios. Na primeira oficina, estamos com 120 inscritos, ou seja, a capacidade máxima que oferecemos. A nossa expectativa é que o mesmo aconteça com os próximos cursos e oficinas porque será uma grande oportunidade de aperfeiçoamento para que possam ampliar seus negócios”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Mérida, que também agradeceu aos colaboradores pela parceria no projeto.
As inscrições são feitas sempre 15 dias antes da data dos cursos e oficinas. O projeto Bora Empreender é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Campos, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Scolabora e outros parceiros que acreditam no poder de transformação, através da capacitação pessoal.
O município de Campos tem dado apoio aos empreendedores através da estrutura da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que funciona nos altos da Rodoviária Roberto Silveira, no Centro. Além de auxiliá-los na formalização, também oferece linha de crédito através do Fundo de Desenvolvimento do Município de Campos (Fundecam).
Os próximos cursos serão realizados nos dias 12 de maio, 21 de julho, 15 e 24 de setembro. No dia 12 de maio, às 19h, será realizado o curso básico Mercado Digital voltado para empreendedores da área de confeitaria. No dia 21 de julho, o tema da oficina será “Como aumentar as vendas”, no mesmo horário, para empreendedores e autônomos. O curso básico de Finanças será no dia 15 de setembro e, encerrando a programação, no dia 24 de setembro, será realizada a oficina Estratégia de Redes Sociais. Além da primeira oficina, os dois últimos encontros acontecerão em duas turmas: às 14h e 18h.
Mérida lembra que, no ano passado, a secretaria também promoveu o curso Digitaliza Campos, no Teatro Municipal Trianon, voltado para profissionais interessados no mercado digital. O evento visa promover capacitação e oportunidade, de forma inclusiva e plural. Para o evento presencial, foram respeitados os protocolos de prevenção à Covid-19, como uso de máscara e distanciamento social. “Desde o ano passado, iniciamos um programa de retomada da economia, que foi prejudicada nos períodos mais restritivos da pandemia da Covid-19, e estamos continuidade este ano. Esperamos que todos aproveitem bem esses cursos e oficinas que estão sendo oferecidos”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico.
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo também firmou parceria com o Sesc RJ para um ciclo de palestras com estrelas do esporte ministrando palestras motivacionais para empreendedores. No dia 15 de dezembro, a gestora esportiva, ex-nadadora olímpica, Patrícia Amorim, ministrou palestra com o tema “Inspirando mulheres a vencer desafios”. No dia 20, foi a vez do treinador da Seleção Brasileira Sub-21, Giovane Gávio, “Vencendo desafios” e, no dia 08 de março, encerrando o ciclo de palestras, o campeão olímpico de vôlei, Bernardinho, ministrou a palestra “A Cultura da Excelência”. Os eventos foram realizados gratuitamente.