Nesta quarta-feira (02), uma equipe do Programa Estadual de Transplantes do Rio de Janeiro (PET-RJ) realizou mais uma captação de órgãos em Campos. A família de uma mulher de 46 anos, residente no município de São Fidélis, que sofreu um AVE hemorrágico, autorizou a retirada do fígado, rins e córnea. Pelo menos cinco pessoas serão beneficiadas com os órgãos. A equipe do programa também captou ossos, pele e tendões, o que é muito raro, segundo o psicológico do NF Transplantes, Luiz Cosmelli.
A equipe do NF Transplantes, que funciona no Hospital Ferreira Machado (HFM), informou que foi a terceira captação de órgãos realizada este ano. A retirada dos órgãos mobilizou uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde, que integra o Programa Estadual de Transplantes. Para a captação, a equipe do PET veio do Rio de Janeiro. Enquanto isto, os pacientes que irão receber os órgãos aguardavam no Hospital do Andaraí e no Hospital Federal de Bonsucesso.
Este ano, de acordo com o psicólogo Luiz Cosmelli, três mulheres foram doadoras de órgãos, beneficiando até oito pacientes. “Temos observado que a cada ano vem aumentando o número de famílias que autorizam a captação de órgãos”, disse ele. Em 2021, por meio da mobilização do NF Transplantes junto às famílias das vítimas, foi possível captar 16 rins, 10 córneas e 6 fígados.