22/05/2019 às 16h40min - Atualizada em 22/05/2019 às 16h40min

Rio de Janeiro é o estado com a pior adesão do país na vacinação contra a gripe

Já foram notificados 49 casos, com oito mortes, só esse ano. á foram notificados 49 casos, com oito mortes, só esse ano

G1
Rodrigo Nunes / MS
O Rio de Janeiro é o estado com a pior adesão a vacina da gripe em todo o país e grande parte da população pode ficar desprotegida, pois a campanha acaba em duas semanas. Até agora, apenas 45% da população se vacinou. Em todo o Brasil, a proporção é de 63%.

Nesta quarta-feira (22) e na quinta-feira (23), a Secretaria Estadual de Saúde vai fazer uma campanha especial na estação Central do Brasil, no Centro do Rio, para população se vacinar. O infectologista Edmilson Migowski destaca a importância da vacina.

“A vacina é a forma mais segura, eficaz e barata de evitar o vírus influenza, da gripe, que passa de uma pessoa para outra pelo contato. E está disponível na rede pública”, disse o infectologista.

São três tipos de vírus, entre eles o H1N1. Segundo o infectologista qualquer tipo de gripe pode levar à morte.

“Muita gente confunde gripe com resfriado. E acha que gripe é uma doença branda. Não é. Gripe é uma doença grave, que pode complicar, mas tem uma ferramenta segura de combate que é a vacina. O resfriado é uma doença mais branda, muito mais tranquila que não costuma complicar como a gripe. Resfriado forte é gripe. Na dúvida procure um posto de saúde e coloque a vacinação em dia, que é muito mais seguro”, enfatizou Migowski.

A campanha nacional de vacinação contra a gripe começou no dia 10 de abril e tem a previsão de encerramento no dia 31 de maio. A vacina é muito importante, no ano passado, foram notificados 233 casos de influenza em todo o estado, com 30 óbitos. Em 2019, foram notificados 49 casos, com oito mortes.

Além de postos de saúde, nesta quarta e na quinta-feira, a população pode procurar a vacina das 7h às 11h, na tenda que será montada na entrada "C" da Central. Para receber as doses basta comparecer ao local e apresentar um documento de identificação.

Podem se vacinar pessoas dentro do público-alvo: crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, gestantes, idosos e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis.

No estado, a vacina também está sendo oferecida gratuitamente aos professores das escolas públicas e privadas.

O Ministério da Saúde incluiu policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas como público alvo. As únicas pessoas que devem tomar o cuidado adicional em relação à vacina são aquelas que já sabem que têm alergia a ovo.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp