Através de ações conjuntas entre a Secretaria de Ordem Pública, Guarda Civil Municipal (GCM) e Polícia Militar, operações têm sido realizadas para garantir mais segurança e ordenamento tanto na região da Pelinca como em outros bairros do município, onde estabelecimentos comerciais mantêm volume acima do permitido, além de frequentadores que causam transtornos aos moradores próximos com abuso do som em veículos, entre outras irregularidades. As equipes também verificam o cumprimento do protocolo "Regras da Vida", de combate à Covid 19.
Esta semana, a ação ocorreu nesta sexta-feira (18) e também vai acontecer no sábado (19). Na semana passada, os trabalhos foram realizados na noite de sexta-feira (11) e prosseguiram no sábado (12). Vários estabelecimentos foram notificados e veículos rebocados. Além da Pelinca, a ação envolveu os bairros Santo Amaro, Jardim Carioca, Parque São José e Cidade Luz, além da área central.
O secretário de Ordem Pública, Jackson de Souza, informou que alguns estabelecimentos comerciais estão sendo multados pelo abuso no uso do som. "A Postura conta com um novo decibelímetro e o volume nos bares foi medido estando numa intensidade alta. A ação ocorreu devido as denúncias de moradores que reclamavam da desordem causada pelos carros de som e motos barulhentas. Estamos atentos ao decreto e suas regras", explica Jackson Souza, frisando que o trabalho também segue sendo realizado no Farol de São Tomé.
Não é a primeira vez que a Posturas, GCM e PM se unem em uma ação de ordenamento. Desde o início do ano as instituições realizam abordagens do tipo em diversos pontos do município, inclusive no interior.