11/02/2022 às 11h14min - Atualizada em 12/02/2022 às 00h00min

Aprovado o texto-base da PL do veneno

Câmara dos deputados aprova proposta que facilita autorização de agrotóxicos no Brasil

SALA DA NOTÍCIA Rodrigo Berté
Rodrigo Berté (*)

Por 327 votos contra 71, foi aprovada a “PL do Veneno”, ou seja, regras para produção, distribuição e venda de agrotóxicos no Brasil. O registro será liberado pelo Ministério da Agricultura sem a manifestação do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e da Anvisa. O texto prevê registro temporário de produto, o que não garante a segurança destes produtos.

O texto foi aprovado na última quarta-feira (9), alterando o nome de agrotóxicos para pesticidas. “Aprovado a toque de caixa”, como muitos ambientalistas se referiram, algo em que em momento algum foi discutido nas comissões. A ausência do respeito ao princípio da precaução, e ausência de laudos técnicos sobre a causa negativa e os passivos ambientais que podem ser gerados, não foram objeto de discussão na mídia nacional e internacional.

O que está por traz desta aprovação? São muitos os questionamentos: atualmente esses venenos são produzidos por multinacionais, cotados em moeda estrangeira e que são responsáveis por muitos casos de intoxicação no meio agrícola. Por outro lado, os produtores rurais afirmam que não conseguem produzir sem utilizar esses químicos, tendo em vista o grande número de pragas nas lavouras de soja, milho, trigo, arroz e algodão. Tão somente o Ministério da Agricultura fazer todas as aprovações de novos produtos que entrarão no Brasil é como colocar “a raposa no galinheiro”.

Da Câmara para o Senado ainda terão mais debates e discussões sobre o tema, poderá ser aprovada na íntegra ou poderá ter “recheios” emendas. Há necessidade de termos a certeza da eficiência destes produtos sem contaminar o meio ambiente e os riscos à saúde humana. Aplicar o princípio da precaução, que é constitucional, é a melhor maneira de monitorar, avaliar e autorizar ou não determinados produtos.

A outra relação se trata de mercado, será que o mercado internacional comprará nossos produtos, oriundos de sementes e venenos duvidosos? Esse é o grande debate e, ainda como será feita a rastreabilidade dos mesmos e a destinação das embalagens? Esse é o cenário que vivemos nos últimos anos, uma pandemia que ainda não está controlada e uma PL do Veneno para ser aprovada.

*Rodrigo Berté é Ph.D em Educação e Ciências Ambientais e pró-reitor de graduação do Centro Universitário Internacional Uninter.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp