11/02/2022 às 16h31min - Atualizada em 11/02/2022 às 16h31min

Prosseguem as Inscrições do Programa de Bolsas Mais Ciência na Escola

Os interessados podem sem inscrever para o processo de seleção de projetos de pesquisa e seleção de estudantes bolsistas de iniciação científica júnior até dia 25

Jornal Aurora - Redação
PMCG
Foto: Wellington Rangel
O processo de seleção de projetos de pesquisa e seleção de estudantes bolsistas de iniciação científica júnior prosseguem até o dia 25 de fevereiro. Trata-se do Programa Mais Ciência na Escola lançado pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), cujo edital está acessível AQUI. Podem participar professores e alunos da rede municipal de ensino.

Para a submissão do projeto, o professor orientador deve enviar e-mail com a documentação completa solicitada no edital, em arquivo PDF, para a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, no endereço eletrônico [email protected]. A seleção vai acontecer entre os dias 7 de março e 18 de março deste ano. A divulgação dos resultados está prevista para o dia 24 de março.

De acordo com o secretário de Educação, Marcelo Feres, o objetivo é apoiar, por meio de concessão de bolsas e de taxas de bancada, o desenvolvimento de projetos de Iniciação Científica Júnior (ICJr) de interesse da Secretaria, a fim de estimular a vocação científica e a formação de novos pesquisadores nas escolas municipais do ensino fundamental anos finais – nas modalidades regular (de 6o ao 9o ano) e EJA (de VI a IX fase). As ações acontecerão articulando as pesquisas e atividades com as demandas necessárias ao processo de melhoria da qualidade do ensino no município.

“Poderão ser concedidas até 120 bolsas nas categorias de ICJr, 40 bolsas de apoio científico e tecnológico para o professor orientador e 40 taxas de bancada, para projetos desenvolvidos nas temáticas apresentadas no edital”, explicou Marcelo.

O valor da bolsa de ICJr pago ao estudante será de R$ 160,00 mensais e da bolsa de apoio científico e tecnológico paga ao professor orientador será de R$ 300,00 mensais, enquanto a taxa de bancada ao professor orientador terá o valor de R$ 1.000,00 pagos em duas parcelas de R$ 500,00, sendo a primeira na aprovação do projeto e a segunda na aprovação do relatório parcial, ao final do 4o mês de seu desenvolvimento.

Poderão participar os professores efetivos da rede municipal de ensino que se encontrem no exercício das suas funções, no ensino fundamental anos finais, nas modalidades: regular (de 6o ao 9o ano) e EJA (de VI a IX fase) e que possuam disponibilidade para orientarem os alunos bolsistas.

Poderão ser indicados para receberem as bolsas de ICJr, estudantes regularmente matriculados nas escolas de ensino fundamental anos finais, nas modalidades: regular (de 6o ao 9o ano) e EJA (de VI a IX fase), desde que orientados por professores de suas respectivas escolas e que preencham os requisitos.

“Cada professor poderá submeter até́ três projetos remunerados nas áreas temáticas de Ciências da Natureza; Ciências Humanas; Matemática e Linguagens. As bolsas serão concedidas por um período de oito meses. Os critérios, regras e documentos a serem apresentados estão listados no edital publicado no diário oficial”, destacou o secretário.

Confira o cronograma:
Lançamento do Edital 21/01/2022
Período de inscrição 21/01/2022 a 25/02/2022
Seleção 07/03/2022 a 18/03/2022
Divulgação dos resultados 24/03/2022
Recursos 25 e 26/03/2022
Divulgação dos resultados finais 30/03/2022
Assinatura do termo de outorga e entrega de documentos 04 a 15/04/2022
Início da bolsa 18/04/2022

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