Na manhã desta sexta-feira (11), Policiais Militares cumrpiram a reintegração de posse em propriedade da Usina Cambaíba, na localidade de Cedro e Caetá, em São João Barra. O local havia sido ocupado por cerca de 30 pessoas, membros do MST - Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, no fim do ano passado, que viviam acampados em barracas.
A decisão foi proferida pelo juiz Maurício Simão Filho, da 2ª Vara Cível de São João da Barra. A reintegração de posse ocorreu de forma pacífica e foi registrada em vídeos divulgados nas redes sociais.
Segundo o advogado Ricardo Gomes Miranda, a reintegração foi cumprida, pois a Usina mantinha atividades de pecuária e plantação de abacaxi, não fazendo parte das terras cuja imissão de posse foi concedida ao Incra. Ainda de acordo com o advogado, está sendo apurado a destruição da plantação e a soltura do gado da propriedade.
Nota divulgada pela Polícia Militar:
A Seção de Comunicação Social do 8°BPM, vem por meio desta comunicar que na data de hoje, 11/02, nas margens da RJ 196, na localidade de Caetá, em São João da Barra, foi cumprido um mandado de reintegração de posse, em apoio a órgãos judiciais.
Tendo início às 06h, sendo empenhados aproximadamente 100 policiais e removidas cerca de 35 a 40 pessoas que ocupavam irregularmente o local.
Contou com a presença de oficiais de justiça, conselheiro tutelar, advogados, uma ambulância para suporte médico, bem como apoio do 29 e 36BPM.