08/02/2022 às 17h30min - Atualizada em 08/02/2022 às 17h30min
Como economizar energia elétrica no verão e diminuir conta de luz no fim do mês
Jornal Aurora - Redação
A estação mais quente do ano tem suas vantagens – como as inúmeras opções de diversão na praia ou na piscina – mas para se manter confortável nos dias de muito calor, o gasto de energia elétrica aumenta, e muito.
Com alguns cuidados no dia a dia é possível economizar um pouco mais pra não ter um susto no final do mês com a conta de energia. Confira abaixo as dicas de economia de energia dadas pelo técnico de elétrica Sérgio Murilo, da Elétrica Viana (22) 99772-5014 :
1. Mantenha em dia a manutenção de aparelhos
Equipamentos antigos ou com funcionamento prejudicado por algum defeito, possuem o seu rendimento reduzido. Dessa forma, consumirão mais energia para realizar a mesma tarefa. Realize manutenções periódicas ou substitua-os por novos (nesse último caso, sempre optar pelos aparelhos que possuem o selo do PROCEL de eficiência energética).
2. Usar o chuveiro na posição “verão” e, também, tomar banhos mais curtos.
O chuveiro elétrico é também outro grande vilão da conta de luz. Se você está acostumado a tomar banho com a água bem quente, quase fervendo, repense: com o aparelho no modo “verão”, a economia de energia elétrica pode chegar a 30%. Além disso, como o custo aumenta de acordo com o tempo de utilização de todos os equipamentos, preferir banhos mais curtos, fará a diferença.
3. Troque as lâmpadas fluorescentes pelas de LED
Lâmpadas de LED são mais econômicas e tem maior durabilidade. Além disso, emitem menos calor ao ambiente.
4. Preste atenção ao consumo da geladeira
Evite abrir e fechar a porta da geladeira muitas vezes. Procure abrir o eletrodoméstico, pegar tudo o que precisa de uma vez só e fechar. Na hora de devolver aos produtos, o ideal é colocar tudo de uma vez só. Evite colocar comidas quentes na geladeira: espere o alimento atingir a temperatura ambiente e, só depois, guarde-o no aparelho. Também respeite o limite de volume interno que o fornecedor indica. “Abarrotar” o equipamento acarreta no mau funcionamento e no maior consumo de energia.
5. Aparelhos sempre fora da tomada
Quando não estiverem em uso, desligue os aparelhos da tomada. Mesmo após apertarmos o botão ‘desliga’, na maioria das vezes, o aparelho fica em modo “stand-by”, ou seja, continuam consumindo energia, o que pode custar até 10% a mais no fim do mês;
De acordo com Sérgio Murilo, técnico de elétrica ''é importante fazer revisões constantes nas instalações elétricas das residências e manutenção dos aparelhos e equipamentos de uso diário.''