07/02/2022 às 18h56min - Atualizada em 07/02/2022 às 18h56min
Nota de repúdio é divulgada pela Subsecretaria Municipal de Políticas para Mulheres
A subsecretária de Políticas para Mulheres, Josiane Viana, também prestou solidariedade e colocou os equipamentos de enfrentamento à violência contra a mulher à disposição
A Subsecretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SMPM) e o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam) Mercedes Baptista divulgaram, neste final de semana, nota de repúdio contra a tentativa de feminicídio, ocorrida na última quinta-feira (03), no Centro de Campos, contra a professora Luanda Bittencourt, 46 anos. A vítima segue internada no Hospital Ferreira Machado (HFM). O principal suspeito já está preso e o caso foi registrado na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam). A subsecretária Josiane Viana prestou solidariedade à professora e lamentou que mulheres continuem sendo alvos de violência.
A subsecretária colocou os equipamentos à disposição da vítima para os diferentes tipos de assistência. “A subsecretaria e o Ceam disponibiliza Assistência Jurídica, Social e Psicológica a todas as mulheres em situação de violência. Reafirmamos, também, nosso compromisso de fomentar o debate acerca da segurança e defesa da mulher em Campos dos Goytacazes. Conclamamos toda sociedade e poderes públicos a somar esforços nessa luta”, disse a subsecretária.
Josiane também faz um alerta para que as mulheres estejam atentas a qualquer sinal de violência e denuncie. “Temos vários equipamentos de atendimento à mulher vítima de violência e nossa equipe está à disposição para todas aquelas que estejam vivendo esse tipo de situação. É preciso denunciar e sair desse ciclo de violência, que tem feito tantas vítimas”, disse a subsecretária, acrescentando que estão disponíveis para informações os telefones (22) 98175-0160 (SMPM) e (22) 98175-0180.
Rede de enfrentamento - O município de Campos ganhou em 2021 importantes equipamentos de políticas públicas para garantia dos direitos das mulheres em situação de violência. Além da Subsecretaria de Políticas para Mulheres, criada pelo prefeito Wladimir Garotinho no início do ano passado, também foi inaugurado o Ceam Mercedes Baptista, porta de entrada para atender mulheres em situação de violência. O Ceam completa a rede de enfrentamento e combate à violência contra a mulher e meninas no município por ser um centro especializado, que vai contar com atendimento interdisciplinar com psicóloga, assistente social, assistência jurídica, além de orientação e informação.