03/02/2022 às 17h03min - Atualizada em 03/02/2022 às 17h03min
Campos: Nível do Paraíba segue apresentando elevação lenta
- Redação
Como previsto pelo Setor de Monitoramrnto da Secretaria de Defesa Civil, o nível do Rio Paraíba do Sul, em Campos, segue registrando elevação lenta. A última medição, realizada às 14h30, registrou a cota de 7,52 metros. Até o momento, a média de elevação é de 2 a 3 centímetros por hora, inferior aos 4 a 5 centímetros por hora registrados na última quarta-feira (2).
A elevação mais lenta deve-se à diminuição do volume de chuva nas zonas de influência hídrica nesta quinta-feira. Os principais afluentes do Paraíba começaram a ter estabilidade, situação que resulta em diminuição na vazão de colaboração desses corpos hídricos, principalmente os rios Muriaé e Paraibuna, que registraram elevação significativa na última quarta-feira (2).
"É importante frisar que os reservatórios de Funil e Santa Cecília seguem com a liberação da vazão defluída acima da média, cenário que justifica a continuidade da elevação do rio Paraíba do Sul, mesmo que de forma lenta. O monitoramento hídrico é fundamental neste momento. Estamos atentos e, diante de qualquer sinal de alteração, alertaremos a população", disse o secretário de Defesa Civil, coronel Alcemir Pascoutto.