PROPOSTA: Uma discussão inteligente sobre como se preparar para escolher um candidato. Esse é um ano importante onde a população brasileira vai eleger presidente, governadores, senadores e deputados. Como as pessoas escolhem seus candidatos, existe uma forma de se preparar para esse momento importante e não ser enganado? Ricardo Holz em seu livro "Manual básico para não ser enganado por políticos”, propõe um material de entendimento e compreensão do jogo político nacional e de seus caminhos, suas formas, suas origens e suas consequências.
ENTREVISTADO: Ricardo Holz é graduado em Gestão Pública e especialista em administração pública e gerência de cidades. Foi fundador e presidente da ABE-EAD (Associação Brasileira dos estudantes de educação a distância), participante do programa de formação de líderes para o século XXI (Semesp – Laspal) realizado na universidade de Harvard nos Estados Unidos; Participante do High level Police fórum da Unesco e membro da comissão nacional de avaliação da educação superior, CONAES. Atualmente é CEO da RHVS Consultoria.
DADOS: O TSE aprovou cronograma para o pleito deste ano, primeiro turno será dia 2 de outubro, e segundo turno, se houver, dia 30 de outubro. Políticos com mandato atual no Executivo que queiram se candidatar precisam deixar os postos até 1º de abril. A propaganda eleitoral começa em 16 de agosto, inclusive na internet.
A hora para as pessoas começarem a se preocupar com as eleições é agora. No seu livro “Manual básico para não ser enganado por políticos” Ricardo Holz, lembra algo básico que as pessoas esquecem: Quando se trata de eleição, você é o patrão. Em 5 capítulos Ricardo Holz nos leva a diversas reflexões de forma simples e objetiva que abordam temas importantes como: como funciona o Brasil, as campanhas eleitorais, a questão ideológica, a contratação e a democracia direta.
Holz, um apaixonado pela educação política, entende que a única forma de não sermos enganados por pessoas mal intencionadas, é ter o real conhecimento sobre o papel que cada agente político irá desempenhar, para que a escolha feita através do voto seja mais assertiva, menos sentimental e mais racional.
O livro mostra o quão fundamental é, que cada cidadão saiba qual a função de um vereador, senador ou deputado federal ou mesmo a real diferença entre o poder executivo e legislativo e possa assim mensurar a qualidade do serviço prestado pelos eleitos ou mesmo julgar se determinados candidatos possuem ou não as habilidades mínimas para tal cargo. Afinal, toda essa estrutura é paga e bem paga com o dinheiro dos impostos recolhidos de cada um de nós.
“Todas essas questões e tantas outras são muito importantes e saber responder a cada uma delas é dever de todo cidadão” comenta Ricardo Holz. “Está na hora de melhorarmos nosso RH eleitoral.” complementa Ricardo.
Mais Sobre Ricardo Holz:
Ricardo Holz, graduado em Gestão Pública e especialista em administração pública e gerencia de cidades. Foi fundador e presidente da ABE-EAD (Associação Brasileira dos estudantes de educação a distância), participante do programa de formação de líderes para o século XXI (Semesp – Laspal) realizado na universidade de Harvard nos Estados Unidos; Participante do High level Police fórum da Unesco e membro da comissão nacional de avaliação da educação superior, CONAES. Atualmente é CEO da RHVS Consultoria.