Hoje (quinta-feira-27), às 18h, a prefeitura reabre a Unidade Básica de Saúde (UBS) de Pernambuca, localizada próxima ao distrito de Ibitioca, na BR 101 (Campos/Rio). Será a primeira unidade de 2022 devolvida à população pelo governo Wladimir Garotinho, seguindo o compromisso assumido junto aos munícipes de priorizar a saúde.
Inicialmente, a UBS começará a funcionar no nível de Atenção Primária à Saúde (APS) e, posteriormente, credenciada à Estratégia Saúde da Família (ESF). Após a reabertura, ela voltará a disponibilizar consultas com clínico geral, pediatra e ginecologista, além de outros atendimentos como coleta de preventivo, curativos, aferição de pressão, glicemia e vacinação.
Fechada há mais de 2 anos, a unidade passou por reforma por meio de parceria público-privada do Programa Amigo da Cidade, como pintura geral e troca da fiação elétrica e hidráulica. O imóvel também ganhou portas novas, já que as existentes foram arrombadas.
Ao assumir a Prefeitura, em janeiro de 2021, a atual gestão encontrou 46 unidades de saúde fechadas pelo governo passado. Desde então, o prefeito Wladimir Garotinho vem trabalhando para reabrir as unidades. Já foram reabertas as UBSFs de São Sebastião, na Baixada Campista, do Parque Aurora, Jamil Ábido, Parque Santa Rosa, Vila Nova, Dores de Macabu, Lagoa de Cima, São Martinho, Carvão e Campelo.
Em setembro do ano passado, a Prefeitura inaugurou a UBSF do Parque Eldorado, que não chegou a ser fechada pelo governo passado, mas passou por ampla reforma para se adequar ao padrão das novas UBSs do município. Também foi devolvida à população a Policlínica do Servidor e inauguradas a Policlínica da Terceira Idade e o Posto de Saúde do Mercado Municipal.
A UBSF de São Sebastião foi a primeira a ser reaberta, em 20 de janeiro de 2021, com apenas 20 dias do governo Wladimir Garotinho.