26/01/2022 às 13h57min - Atualizada em 27/01/2022 às 00h00min

Em reunião com sindicato, ViaMobilidade se compromete com segurança de ferroviários e usuários das linhas 8 e 9 da CPTM

Segurança de ferroviários e usuários foi debatida em reunião

SALA DA NOTÍCIA Fernanda de Souza Martins
O Sindicato dos Ferroviários da Zona Sorocabana se reuniu na tarde da última quinta-feira, 13 de janeiro, com o consórcio ViaMobilidade – que vai assumir nos próximos dias a operação das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). No encontro, solicitado por meio de ofício pela entidade, a nova operadora apresentou a providências que já estão sendo tomadas para a segurança para os funcionários e os usuários dessas linhas.
A reunião foi solicitada, em caráter de urgência pelo Sindicato, tendo em vista os fatos e falhas graves ocorridos e que colocam em risco a segurança operacional e a vida dos funcionários e usuários, como: Avanços de Sinal; Abertura de portas do lado contrário às plataformas; Avarias de AMV; Problemas com sinalização, entre outros.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Ferroviários da Sorocabana, José Claudinei Messias, “os fatos ocorridos são graves, devendo o treinamento dos maquinistas ser em maior tempo, desde a teoria até a prática monitorada”, o que a empresa se comprometeu a fazer visando garantir a segurança dos funcionários e usuários, informando que já está reforçando o seu quadro de  Maquinistas Monitores, (ex-Maquininistas da CPTM), bem como implementando normas e procedimentos de segurança para evitar ocorrências como as que foram identificadas no mês de dezembro de 2021, além de medidas para reforçar os treinamentos e capacitação dos novos contratados.
“Esperamos que a ViaMobilidade, que está assumindo o serviço definitivamente no final desse mês, haja com responsabilidade e respeito, cumprindo a obrigação contratual em melhorar a qualidade na estrutura das duas linhas bem como proporcionando condições dignas e seguras de trabalho. Estamos acompanhando essa transição e atentos a todos fatos e ocorrências, visando a garantia de direitos e a segurança de todos: trabalhadores e população”, ressalta Messias.
Durante a reunião, os participantes abordaram, ainda, assuntos relativos ao quadro de funcionários das estações, à segurança patrimonial, à manutenção e às falhas nas bilheterias, serviço este que continua sob responsabilidade contratual da Secretaria de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, através da CPTM.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp