21/01/2022 às 11h09min - Atualizada em 22/01/2022 às 00h00min

Três anos de Brumadinho - Familiares de vítimas buscam forças para promover mudanças

Instituto Camila e Luiz Taliberti, iniciativa coletiva de amigos e familiares de vítimas da tragédia, ainda busca por justiça e por transformações socioambientais

SALA DA NOTÍCIA Trama Comunicação
Divulgação
Minas Gerais, janeiro de 2022 – Em 25 de janeiro de 2019, às 12h28, a sirene não tocou em Brumadinho, Minas Gerais, onde 272 pessoas morreram soterradas pelos rejeitos da barragem do Córrego do Feijão, operada pela mineradora Vale. O mar de lama arrastou tudo em seu caminho. Estradas, casas, veículos, terras e vidas.

Três anos após a tragédia, familiares e amigos ainda buscam forças para promover mudanças. O Instituto Camila e Luiz Taliberti (ICLT), criado em homenagem aos filhos de Helena Taliberti, vítimas do desabamento, tem por objetivo principal atuar em causas ambientais e grupos vulneráveis, especialmente mulheres, temas que Camila e Luiz defendiam. Ao trazer informação e tentar transformar a vida de outras pessoas, o ICLT busca manter viva a memória de Camila, Luiz e outras vidas perdidas, assim como ser um movimento que luta em busca de justiça pela tragédia de Brumadinho.

De 23 a 25 de janeiro deste ano, os membros do Instituto prestarão homenagens às vítimas. Uma faixa será estendida na fachada de um prédio na Av. Paulista, esquina com a rua Pamplona, próximo ao metrô Trianon-Masp, para mostrar que o ocorrido não será esquecido. Muito pelo contrário. Ele é lembrado todos os dias por quem perdeu seus entes queridos. Além da faixa, no dia 23, a sirene que era para ter sido tocada em Brumadinho, será disparada na região no mesmo horário que a barragem se rompeu em Minas Gerais, às 12h28. Em seguida, uma porta-voz do Instituto fará um pronunciamento no local.

Impunidade

“Nossa manifestação visa relembrar a todos que mesmo três anos após a tragédia, os responsáveis continuam impunes. Além da perda irreparável de pessoas, o sentimento de injustiça machuca ainda mais. Processos judiciais continuam tramitando para indenizar as famílias, mas ninguém foi responsabilizado ou punido. Seguimos buscando por justiça e estamos fazendo a nossa parte no que diz respeito a mudanças socioambientais”, afirma Helena Taliberti, presidente do Instituto.

Iniciativas para fazer a diferença

O Instituto Camila e Luiz Taliberti possui diversos projetos voltados à proteção do meio ambiente, além de ações que visam combater a violência contra mulher. Entre eles, a campanha “Plante por Brumadinho”, uma parceria com o Projeto Plantar, em que incentivam o plantio de árvores nativas em áreas degradadas ou de alta fragilidade ambiental. Outra iniciativa envolveu os membros do ICLT que organizaram o plantio de 272 mudas de árvores em homenagem a cada uma das vítimas de Brumadinho, com o apoio e parceria da SOS Mata Atlântica.

Conscientizar a sociedade sobre os desafios enfrentados atualmente foi a forma que o Instituto encontrou para atuar durante a pandemia. Com as séries “Taliberta”, sobre violência doméstica, e “Taliba”, sobre a situação da degradação ambiental, o ICLT consolidou a certeza de que está no caminho certo.

Em 2021 o Instituto lançou a “Taliberta: Cartilha de Combate à Violência Doméstica”, documento que tem como base o conteúdo apresentado na “Série Taliberta: Violência Doméstica”, realizada em 2020, e da qual surgiram diversas reflexões, conceitos e dicas para mulheres em situação de violência feitas por especialistas convidadas.

No site do Instituto Camila e Luiz Taliberti é possível acessar todos os conteúdos e ações realizadas pelos amigos e familiares das vítimas, bem como se inscrever para se tornar voluntário.

“Ainda que não tenhamos obtido justiça até o momento, lutamos por aquilo que acreditamos, assuntos dos quais Camila e Luiz também acreditavam. Dessa forma estamos dando continuidade em seus legados, contribuindo com a sociedade e com o meio ambiente. E nós não vamos parar. Tudo o que fizemos até agora são apenas as sementes do que colheremos no futuro”, completa Helena.


Sobre o Instituto Camila e Luiz Taliberti
O Instituto é uma iniciativa coletiva de amigos e familiares de Camila e Luiz Taliberti, vítimas do rompimento da barragem de Brumadinho em 25 de janeiro de 2019. O Instituto tem como missão atuar com temas socioambientais como a defesa dos direitos humanos, o empoderamento de grupos vulneráveis, especialmente mulheres, e a proteção do meio ambiente contra ações danosas. Site e Instagram.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp