16/05/2019 às 17h23min - Atualizada em 16/05/2019 às 17h23min

Skate está fora do Pan de Lima por conta de disputa política entre entidades

Odepa opta por retirar as disputas do programa por não poder contar com os melhores skatistas do continente, entre outros motivos

Globo Esporte
Julio Detefon / Divulgação
O skate está fora dos Jogos Pan-Americanos, que acontecem em Lima, no Peru, de 26 de julho a 11 de agosto. O Comitê Executivo da Organização Desportiva Pan-Americana (Odepa) optou por retirar as disputas da modalidade do programa do evento porque, segundo um comunicado emitido por eles e enviado para a World Skate nesta quinta-feira (16), o torneio não poderia contar com os melhores atletas do continente.

De acordo com o Comitê Executivo da Odepa, a decisão foi tomada também porque a World Skate, federação internacional que cuida da modalidade, não considera os Jogos Pan-Americanos como um evento válido para a classificação olímpica dos Jogos de Tóquio 2020. O skate fará sua estreia no programa da Olimpíada com Park e Street e, inclusive, está presente no programa apresentado para Paris 2024.

A World Skate, inclusive, fez o anúncio de uma competição da modalidade Street em Los Angeles, nos Estados Unidos, nas mesmas datas em que o Pan será disputado no Peru. Outro problema foi o processo classificatório para Lima, que foi organizado pela Confederação Pan-Americana de Skate e excluiu alguns dos principais países da disputa, entre eles, atletas do Brasil.

Confira, na íntegra, a nota da Odepa enviada às federações:

Ainda que tivéssemos o compromisso da World Skate de que os Jogos Pan-Americanos seriam um evento classificatório para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, isso nunca se concretizou e finalmente recebemos a confirmação de que não seria um dos eventos que dariam pontos para a classificação dos Jogos Olímpicos.

O processo de classificação convocado pela Confederação Pan-Americana excluiu muitos dos melhores países da modalidades, deixando fora os melhores atletas do continente.

A recente programação de um evento classificatório para os Jogos Olímpicos de Tóquio na modalidade de street em Los Angeles, com exatamente as mesmas datas que se disputariam os eventos de skate nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019, entendemos como uma falta de respeito aos Jogos Pan-Americanos, aos atletas que disputariam os Jogos e fundamentalmente ao Comitê Organizador de Lima 2019.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp