A Secratria de Defesa Civil e a Superintendência Regional do Inea, acompanhados do secretário de Governo, Juninho Virgílio, vistoriaram, na manhã desta segunda-feira (10), a comporta do Vigário, no Parque Prazeres, em razão da cheia do Rio Paraiba do Sul. Uma das alternativas para ajudar na drenagem das águas pluviais na área urbana do município seria o fechamento das comportas. Porém, os equipamentos estão danificados.
"Eu já havia sido avisado sobre a questão de vandalismo nas comportas, situação que atrapalha demais todo esse manejo, nos impossibilitando de tomar as medidas necessárias", sinalizou o superintendente regional do Inea, Eduardo Crespo.
O secretário de Defesa Civil, coronel Alcemir Pascoutto, informou que a abertura dessa comporta não representa, no momento, preocupação para a população do Parque Prazeres. Ele ainda explicou que a água que passa por esta comporta está sendo drenada direto para a Lagoa do Campelo, manancial cuja bacia suporta o recebimento deste volume de água. A Defesa Civil seguirá monitorando a situação.
Reconhecimento - O superintendente do Inea elogiou o trabalho realizado pelo Setor de Monitoramento da Defesa Civil. "O monitoramento da Defesa Civil hoje é bem mais realista do que no passado, em relação ao comportamento das cotas do Paraíba. Esse é um avanco que o município conquistou. Hoje temos recursos humanos competentes, capazes de criar cenários reais para nós. Isso nos deixa muito mais tranquilos", reconheceu Eduardo.