30/12/2021 às 12h41min - Atualizada em 30/12/2021 às 12h41min

Hemocentro precisa de doação de sangue e pede ajuda da população

Estoque em nível crítico levou a suspensão das cirurgias eletivas esta semana. Doações podem ser feitas diariamente no Hemocentro, inclusive finais de semana e feriados, das 7h às 18h

Jornal Aurora - Redação
ASCOM
Foto: Divulgação
Hemocentro Regional de Campos está operando com estoque crítico e, por esse motivo, está com as cirurgias eletivas suspensas. O movimento de doadores este mês apresentou queda em relação aos meses anteriores, prejudicando a situação das reservas de sangue já afetadas pela pandemia do novo coronavírus. Para melhorar o estoque, a Unidade Móvel está em São Fidelis, até as 15h desta quinta-feira (30) para atender os doadores daquele município.

Em média são necessárias 70 doações diárias, mas esta semana está abaixo de 10. Lembramos que para o uso do sangue, além do teste de sorologia que é feito no Hemocentro, é necessário o teste de biologia molecular, realizado no Polo do Hemorio. “Só podemos liberar o sangue para uso, após passar pelo exame fica liberado entre 24 e 48 horas após a coleta”, explica a diretora do Hemocentro, Sandra Chalhoub.

Segundo Sandra, a evasão de doadores no mês de dezembro é nacionalmente histórica, mas este ano, tem o agravante da pandemia da Covid-19 e também o surto de gripe causado pelo vírus H3N2 registrado no estado do Rio de Janeiro. “Esse é um mês de muitos acidentes. As urgências não têm como ser controladas, por isso, necessitamos ter o estoque para atendê-las”, disse Sandra lembrando um grave acidente que aconteceu no início da tarde de quarta-feira (29). A coleta de sangue é essencial e um procedimento seguro.

Os doadores podem comparecer diariamente ao Hemocentro, inclusive finais de semana e feriados, das 7h às 18h. "Nessa sexta-feira, dia 31 e sábado, dia 1, o Hemocentro vai funcionar normalmente".

Podem doar sangue pessoas saudáveis, com idade entre 16 e 60 anos, ou até 69 anos (caso tenham doado antes dos 60 anos de idade). Também é necessário pesar acima de 50 quilos, estar descansado e não ter praticado atividades físicas intensas pelo menos cinco horas antes. Em relação à alimentação, é preciso estar bem nutrido, com refeições leves e sem gordura nas 3 horas anteriores à doação de sangue.

O Hemocentro Regional de Campos atende a 16 municípios nas regiões Norte e Noroeste Fluminense.

SIGA-NOS NO INSTAGRAM: @redeauroraplay

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp