13/12/2021 às 13h52min - Atualizada em 13/12/2021 às 13h52min

Arquivo Público com Missa e Concerto de Natal no Solar do Colégio nesta terça

A missa será celebrada por padre Antônio Marcelo, às 14h, e o concerto executado pela Lyra de Apolo, centenária banda campista, às 15h

Jornal Aurora - Redação
ASCOM
Foto: Ascom
O Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho vai promover, nesta terça-feira (14), uma Missa de Natal seguida por um Concerto Natalino na capela dedicada a Santo Inácio de Loyola, no Solar do Colégio, principal equipamento histórico-cultural de Campos. A missa será celebrada por padre Antônio Marcelo, às 14h, e o concerto executado pela Lyra de Apolo, centenária banda campista, às 15h. Moradores da Baixada Campista poderão prestigiar os eventos, que serão abertos ao público e representam uma oportunidade de conhecer o belíssimo patrimônio do século XVII que, há 20 anos, abriga o Arquivo Público Municipal. 

Para a coordenadora do APM, Rafaela Machado, a realização de eventos no Solar do Colégio é fundamental para a comunidade ter acesso ao equipamento cultural.

“As missas, por exemplo, são muito importantes, pois fazem parte das ações propostas pelo Arquivo Público para reaproximar a população do entorno, em especial moradores de Tocos e Goitacazes, do Solar do Colégio. O objetivo é reforçar os laços de identidade que ligam essas comunidades ao edifício, entendendo que muitas dessas pessoas frequentavam missas, casavam e batizavam seus filhos nessa igreja e que, ainda, frequentavam as festas e comemorações promovidas no lugar. É importante que essas pessoas tenham, no Solar, a percepção de um espaço comunitário, que é de todos e que - mesmo enquanto Arquivo Público - deve ser frequentado e acessado culturalmente”, explicou a historiadora.

Rafaela acrescenta que a Missa de Natal não representa, ainda, a retomada permanente das missas que aconteciam mensalmente na Capela do Solar do Colégio e que foram interrompidas por conta da pandemia. “Achamos importante realizar missa especial, em dezembro; mas, ano que vem, o Arquivo passará por obras de restauração e, em função disso, as celebrações não deverão, ainda, ser retomadas”, comentou a coordenadora, se referindo obras que serão custeadas pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) e cuja execução ficará sob a supervisão e acompanhamento da Uenf. O projeto, apresentado na Alerj pelo prefeito Wladimir Garotinho, no mês passado, foi desenvolvido pela Prefeitura de Campos em parceria com a Sociedade Artística Brasileira (Sabra) e está em análise pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Patrimônio - Localizado em Tócos, na Baixada Campista, o Solar do Colégio foi construído pelos Jesuítas no século XVII, sendo, na atualidade, o prédio mais antigo de Campos tombado pelo Iphan. Há 20 anos, a Prefeitura de Campos decidiu utilizar o solar, pertencente ao Governo do Estado, para a instalação do Arquivo Público Municipal, por meio de parceria com a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), supervisionada pelo Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro (APERJ). O equipamento é integrado ao Conselho Nacional de Arquivos (Conarq).

SIGA-NOS NO INSTAGRAM: @redeauroraplay

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp