10/12/2021 às 08h28min - Atualizada em 10/12/2021 às 08h28min

Campos: Moradores do Carvão e localidades vizinhas já contam com uma nova UBSF

Jornal Aurora - Redação
ASCOM
Foto: César Ferreira
O prefeito Wladimir Garotinho devolveu aos moradores do bairro do Carvão, na noite desta quinta-feira (09), a nova Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF). Fechada desde março de 2020 pela gestão passada, o espaço foi totalmente reformado e modernizado por meio de parceria público-privada. A próxima unidade a ser reaberta pela Prefeitura será a da localidade de Campelo, na Região Norte do município, na semana que vem. A previsão, segundo o prefeito, é reabrir ainda este ano, as UBSs de Três Vendas e de Pernambuca.

Além do Carvão, distante 12km do Centro de Campos, moradores de Tocos, Ponta Grossa dos Fidalgos, Ururaí serão beneficiados com a nova UBSF, que irá disponibilizar consultas de clínica médica, ginecologia e obstetrícia, pediatria, atuação dos Agentes Comunitários de Saúde, consultas e procedimentos odontológicos, vacinas e distribuição de medicamentos. Haverá ainda serviço de enfermagem, com aferição da pressão arterial, teste de glicemia, curativos e coleta de exame citopatológico. O atendimento ao público será das 8h às 17h.

Antes de discursar, o prefeito Wladimir foi recebido com um abraço pelo pequeno João Vitor Neves Adão, de 4 anos. O sonho do garoto, que mora no Parque Lebret, em Guarus, era conhecer pessoalmente o prefeito. Ele estava acompanhado da avó Arlete Adão, 77 anos, e da mãe Erlaine Adão, 38 anos. "Viemos de Guarus até aqui só para realizar o sonho dele", disse a mãe.

O prefeito não escondeu a felicidade de voltar ao Carvão para reabrir a UBSF. Ele disse se lembrar do compromisso assumido com a população, durante a campanha eleitoral, de colocar a unidade para funcionar novamente. "Vocês me concederam 4 anos de governo para eu trabalhar e é isso o que estou fazendo", afirmou Wladimir Garotinho, que agradeceu o govenador Claudio Castro, que tem ajudado a Prefeitura com investimentos em várias frentes de trabalho, como a da obra de reforma e ampliação do Hospital Geral de Guarus (HGG) que, na virada do ano, já estará ganhando uma cara nova. “Antes de vir para cá, estive no hospital e vi que os operários estão fazendo plantão noturno para agilizar os serviços".

 
O secretário de Saúde, Paulo Hirano, ressaltou o trabalho admirável, segundo ele, que Wladimir Garotinho vem realizando à frente da Prefeitura em tão pouco tempo de governo. "Diferente do governo passado, que passou 4 anos colocando a culpa na sua antecessora, o prefeito não reclama, mas trabalha", disse o médico, destacando que cuidar da saúde das pessoas continua sendo prioridade para a atual gestão. 
Prioridade que a encarregada da UBSF, Elvia Frade Rangel, disse que também será a sua. "Vou cuidar do povo com todo amor e carinho", afirmou ela, destacando que não havia motivos para o fechamento da unidade. "Foi uma covardia o que fez o governo passado. Até para tomar uma injeção, as pessoas tinham que ir ao Centro de Campos". 

Prioridade que a encarregada da UBSF, Elvia Frade Rangel, disse que também será a sua. "Vou cuidar do povo com todo amor e carinho", afirmou ela, destacando que não havia motivos para o fechamento da unidade. "Foi uma covardia o que fez o governo passado. Até para tomar uma injeção, as pessoas tinham que ir ao Centro de Campos". 

Moradora do Carvão há 15 anos, Suelen Lima, 35 anos, sentiu na pele o descaso do governo anterior. Em outubro de 2019, ela sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e teve que interromper o tratamento, principalmente a fisioterapia, porque a UBSF fechou. “Não tive condições financeiras de ficar indo a Campos para continuar o tratamento. Fecharam o posto e não deixaram sequer uma ambulância para atender a população. Com isso, tenho dificuldades em movimentar meu braço direito", contou ela. 
 
Também participaram da solenidade, o secretário municipal da Casa Civil, Suledil Bernardino, subsecretário de Saúde, Marcos Gonçalves, secretário de Governo, Juninho Virgílio, os vereadores Silvinho Martins, pastor Marcos Elias e Bruno Pezão, dentre outras autoridades.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp