21/11/2021 às 09h36min - Atualizada em 21/11/2021 às 09h36min

Campos: Programa promove atendimento odontológico domiciliar aos pacientes acamados

- Redação
O Departamento de Odontologia, da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa de Atenção Odontológica Domiciliar (PAOD), desenvolve uma importante ação de prevenção e orientação em saúde aos pacientes acamados e impossibilitados de locomoção do município de Campos.
 
Segundo a coordenadora do PAOD, Conceição Luísa Tavares, o atendimento é feito por duas equipes de dentistas após solicitação encaminhada ao Departamento de Odontologia pelo Serviço de Assistência Domiciliar (SAD) e pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (SMDHS).
 
O assessor chefe do Departamento, José Luiz Carvalho de Oliveira, disse que o atendimento aos pacientes é feito em suas residências “Levamos saúde bucal, com tratamentos preventivos e restauradores, assim como terapias periodontais, dentro de técnicas de baixa complexidade, que possam ser executadas sem a necessidade de equipamento odontológico”.
 
Já Conceição explicou que o objetivo do PAOD é promover a saúde bucal, prestando um atendimento humanizado e que respeita a condição médica do paciente. “A partir desse atendimento, o acesso ao tratamento odontológico é perpetuado. Além disso, ajudamos a reduzir situações de infecção de ordem geral, pelo Controle de Saúde Bucal, que é promovido pelas equipes”, disse ela, destacando que os profissionais também dão suporte e orientação preventiva e odontológica aos familiares e equipe de apoio a esses pacientes.
 
Moradora do Parque Imperial, Sandra Fátima Araújo da Silva, 65 anos, ressaltou a importância das visitas domiciliares. Ela contou que o esposo ficou acamado e impedido de sair de casa após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC). “Ele não se locomove, mas está lúcido e gosta muito quando a equipe vem aqui em casa. Dias desses estava sentindo dor de dente e a equipe, que é bem atenciosa, resolveu logo o problema”.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp