21/11/2021 às 09h33min - Atualizada em 21/11/2021 às 09h33min

Campos: Ações afirmativas e apresentações culturais marcam o Dia da Consciência Negra

- Redação
Banda de Fanfarra, exposições, capoeira e representatividade marcaram o Dia da Consciência Negra realizado na Praça São Salvador, neste sábado (20). O público prestigiou  a programação que faz parte do Novembro Negro, organizado pela Subsecretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos.
 
Ainda neste sábado, foram realizadas oficinas de turbantes, Economia Solidária, aferição de pressão arterial e glicemia com a participação do Programa de Assistência aos Assentamentos e Quilombolas (PAAQ). O Studio Negra Soul e Studio Turmalina fizeram tranças nas meninasbdurante a ação. O secretário de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, prestigiou o evento. 
 
Desde o inicio do mês ações afirmativas, cursos de imersão foram realizados. Entre os avanços para a população negra da cidade foi à adesão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir) e, na ultima quarta-feira (17), o prefeito Wladimir Garotinho, durante visita às comunidades quilombolas, anunciou a reforma do telhado da Subsecretaria, localizada na antiga Fundação Municipal Zumbi dos Palmares.
 
O subsecretário da pasta, Gilberto Firmino, lembra que Campos dos Goytacazes foi percursor na implementação de políticas de igualdade racial tendo a 1º secretaria municipalizada do Brasil, antiga Fundação Municipal Zumbi dos Palmares, na gestão do então prefeito Garotinho (1997).  Após muitos anos, o prédio da atual Subsecretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos foi entregue a população com a oferta de serviços. 
 
Com a reforma anunciada pelo prefeito Wladimir, Gilberto adianta a retomada das atividades planejadas para inicio de 2022, conforme  Plano de Ação.
 
"Seguindo a determinação do prefeito, vamos cuidar das pessoas, sobretudo daqueles que estavam marginalizados nas agendas públicas", destacou.
 
No próximo sábado (27), a programação segue com a  roda de conversa intitulado "Fala Preto (a)", que será um momento de diálogo com os movimentos negros e ativistas na questão racial para discussão do Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial (PLAMUPIR) e a retomada das atividades do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR). 
 
No mês de Dezembro, o prefeito Wladimir Garotinho, o secretário de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, e o subsecretário Gilberto Firmino, lançam o Disque Direitos Humanos, um canal para atendimento às vítimas de violação de direitos. no mês que é celebrado o Dia dos Direitos Humanos.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp