19/11/2021 às 14h58min - Atualizada em 19/11/2021 às 15h50min

Eleições no Chile: Professor do UniCuritiba participa como observador em missão internacional

Delegação brasileira com representantes de entidades eleitorais vai observar as eleições chilenas marcadas para este domingo (21/11)

SALA DA NOTÍCIA Mem e Mem Comunicação
https://unicuritiba.com.br/
Divulgação| UniCuritiba | Acervo pessoal

Cerca de 15 milhões de eleitores chilenos vão às urnas neste domingo (21/11) para escolher o sucessor de Sebastián Piñera entre sete candidatos à presidência do país, além de deputados, senadores e vereadores regionais. Com a divulgação das pesquisas proibida por lei, o Chile tem dúvidas sobre o resultado, mas a expectativa é de que o pleito seja um dos mais acirrados das últimas três décadas.

O processo eleitoral vem sendo acompanhado por uma delegação brasileira que faz parte da Missão de Observação Eleitoral Internacional formada pela Transparência Eleitoral e pela Conferência Americana de Órgãos Eleitorais Subnacionais para a Transparência Eleitoral (CAOESTE).

Membro da Academia Brasileira de Direito Eleitoral (Abradep), o advogado Luiz Gustavo de Andrade acompanha a missão junto com juízes, servidores da Justiça Eleitoral brasileira, acadêmicos, pesquisadores e especialistas em eleições. Andrade é professor de Direito Eleitoral e Direito Constitucional do UniCuritiba – instituição que faz parte da Ânima Educação, uma das principais organizações de ensino superior do país.

 

Agenda com autoridades

Mestre em Direito, o professor explica que o grupo brasileiro cumpre uma agenda de acompanhamento de todas as etapas da eleição. Na quinta-feira (18/11) a delegação foi recebida pelo Ministro Secretário-Geral do Governo, Jaime Bellolio, e outras autoridades, como o Governador da Região Metropolitana de Santiago do Chile, Claudio Orrego, e o Embaixador do Brasil no Chile, Paulo Pacheco.

Nesta sexta-feira, o grupo participa de um evento organizado pela Universidad del Dasarrollo, quando discutirá o processo eleitoral com partidos políticos e o Serviço Eleitoral do Chile. No domingo, durante a eleição, os brasileiros visitarão os centros de votação em Santiago.

“A observação eleitoral internacional é uma forma de mostrar e comprovar, sem interferir na soberania dos países, a transparência e a regularidade das eleições no país observado. A comunidade internacional se organiza em entidades como a Transparência Eleitoral para realizar esse acompanhamento”, explica Luiz Gustavo Andrade, que participa da missão pela primeira vez.

 

Sobre a Ânima Educação

Com o propósito de 'Transformar o Brasil pela Educação', a Ânima é o maior e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é formada por uma comunidade de aprendizagem com cerca de 350 mil pessoas, composta por mais de 310 mil estudantes e 18 mil educadores, distribuídos em 18 instituições de ensino superior e em mais de 400 polos educacionais por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão oito marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima.

Em 2021, a Ânima conquistou o 1º lugar no setor serviços e ficou na 45ª posição no ranking das 150 empresas mais inovadoras do Brasil pelo Prêmio Valor Inovação –parceria do jornal Valor Econômico e a Strategy&, consultoria estratégica da PwC. Além disso, foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação e conquistou, em 2019, o prêmio Mulheres na Liderança, na categoria Educação, iniciativa da ONG Women in Leadership in Latin America (WILL). Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.

 

Sobre o UniCuritiba

Com mais de 70 anos de tradição e excelência, o UniCuritiba é uma instituição de referência para os paranaenses e reconhecido pelo MEC como uma das melhores instituições de ensino superior de Curitiba (PR). Destaca-se por ter um dos melhores cursos de Direito do país, com selo de qualidade OAB Recomenda em todas as suas edições, além de ser referência na área de Relações Internacionais. Conta com mais de 40 opções de cursos de graduação, em todas as áreas do conhecimento, além de cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado.

Possui uma estrutura completa e diferenciada, à disposição dos seus mais de 6 mil estudantes, com dois campi (Milton Vianna Filho e Pinheirinho) e mais de 60 laboratórios. Com professores mestres e doutores que possuem vivência prática e longa experiência profissional, o UniCuritiba tem seu ensino focado na conexão com o mundo do trabalho e com as práticas mais atuais das profissões, estimulando o networking e as vivências multidisciplinares. 

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp