15/11/2021 às 19h05min - Atualizada em 15/11/2021 às 19h05min

Saúde comemora Dia Mundial da Prematuridade dentro da campanha Novembro Roxo

- Redação
Saúde comemora Dia Mundial da Prematuridade dentro da campanha Novembro Roxo. Roda de conversa para conscientizar sobre os cuidados com o bebê prematuro será realizada no próximo dia 17 na Cidade da Criança - CRTCA I.
 
Dentro da campanha Novembro Roxo, comemorado internacionalmente em 17 de novembro para promover o reconhecimento da prematuridade como importante problema de saúde pública, além de aumentar a conscientização sobre os desafios enfrentados pelos bebês prematuros e suas famílias, a Secretaria Municipal de Saúde vai promover uma roda de conversa na Cidade da Criança. O encontro, que acontecerá no próximo dia 17, a partir das 14h, será promovido pelo Centro de Referência e Tratamento da Criança e do Adolescente (CRTCA I) e pelo Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente (PAISMCA).
 
Segundo a responsável técnica do PAISMCA, enfermeira Camila Silveira, haverá exposição de fotos de crianças que nasceram prematuras, ficaram internadas e que hoje estão bem. Anualmente nascem 7.500 crianças no município, sendo que cerca de 12% são prematuras.
 
Camila disse que a ideia é reunir as famílias das crianças atendidas pelo Programa Follow Up, que conta com um ambulatório especializado para acompanhamento da saúde dos prematuros de risco após alta hospitalar. Implantado em agosto deste ano, o Follow Up funciona no CRTCA I, que ocupa as instalações da Cidade da Criança.
 
Desde a implantação, segundo Camila, mais de 230 crianças já foram atendidas pela equipe do programa, que é formada por pediatra neonatal, fonoaudiólogo, odontopediatra, nutrólogo, psicólogo, fisioterapeuta, serviço social e enfermagem. “O prematuro já sai do hospital com a primeira consulta de avaliação agendada. Todo bebê que for encaminhado para o ambulatório receberá atendimento integral”, disse ela.
 
Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que o Brasil ocupa a 10ª colocação dos países com mais partos prematuros no mundo. Além disso, 15 milhões de bebês nascem antes do tempo por ano no mundo. A prematuridade é a primeira causa de morte em crianças menores de 5 anos. É considerado prematuro o nascimento que ocorre antes da 37ª semana de gestação.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp