Um deles é o Comitê Permanente de Planejamento e Gestão (CPPG), composto por gestores que ajudam a Secretaria a pensar a educação, por meio de um processo de construção colaborativa. Trata-se de um espaço contínuo de participação ativa, com base no princípio democrático do processo decisório.
Outro canal é o Boletim de Informações com publicações periódicas, enviado através de email institucional, criado este ano pela Subsecretaria de Ciência e Tecnologia, para cada um dos cerca de 6 mil servidores. O objetivo é ampliar o acesso à informação, aumentar o diálogo da instituição com os profissionais, facilitar a comunicação entre todos os atores da Educação, além de disponibilizar informações atualizadas produzidas pela Seduct.
O terceiro projeto é o Plantão de Atendimentos aos gestores escolares da rede municipal de ensino, que acontece na sede da Secretaria todas as quartas-feiras, das 8h às 12h, com participação do subsecretário, técnicos e coordenadores de setores. Trata-se de mutirões semanais, visando garantir a agilidade e resolutividade das demandas das escolas.
Durante esse mês de novembro, o Secretário Marcelo Feres está conversando com gestores de órgãos e autarquias municipais para dialogar sobre ações e parcerias intersetoriais visando à melhoria da qualidade do ensino.
O Projeto Secretário em Ação é mais uma ação, cujo objetivo é criar maior aproximação da gestão com a comunidade escolar, diminuir a distância entre as unidades escolares e o gabinete do secretário, aumentar a resolutividade das demandas e desenvolver um modelo de gestão democrática. Por meio dele, o secretário visita as unidades escolares e despacha com vários gestores simultaneamente, em reuniões formadas por diretores de cada região do município.
Há, ainda, o próprio Portal do PAE – *
AQUI * - por meio do qual a Secretaria disponibiliza editais, comunicados, leis, normas, manuais, documentos em geral, modelos de aulas, vídeos, propostas de atividades, dentre outros serviços. O Portal foi lançado no início do ano letivo de 2021. Através dele, os servidores podem compartilhar suas experiências exitosas de atividades pedagógicas, de modo que sirvam de modelo para os demais profissionais da rede.