14/11/2021 às 09h34min - Atualizada em 14/11/2021 às 09h34min

Campos: Em dois meses, CCZ recebe inscrição de mais de 6 mil animais para castração

- Redação
O Centro de Controle de Zoonoses de Campos—CCZ já recebeu a inscrição de mais de 6 mil animais para esterilização. O procedimento cirúrgico é realizado diariamente, das 9h às 17h, nas Unidades Móveis de Castração de Cães e Gatos (CastraMóvel) e no centro cirúrgico na sede do CCZ. De janeiro até quinta-feira (11), já foram feitas quase mil castrações.
 
As inscrições estão sendo realizadas pelo do site do CCZ (AQUI) há dois meses e os cadastrados estão sendo convocados para agendar a castração. “Pedimos aos inscritos para aguardar o contato. Estão sendo realizadas de 10 a 12 castrações em cada unidade, totalizando mais de 30 procedimentos diariamente”, explica o diretor do CCZ, Carlos Morales.
 
O agendamento segue o critério de prioridade que, segundo Carlos Morales, primeiro é feita a castração dos animais errantes (abandonados) acolhidos pelo CCZ e por protetores de animais, seguindo dos animais de pessoas cadastradas em algum programa social do governo federal, como, por exemplo, Bolsa Família, e depois dos demais munícipes. “A avaliação socioeconômica é para garantir que as pessoas de baixa renda tenham prioridade no atendimento”, disse o diretor.
 
Dentro do procedimento de castração está incluído atendimento no Hospital Veterinário da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), por meio do Termo de Cooperação Técnica, para caso de alguma intercorrência 24h após a castração desses animais.
 
“Até o momento nenhuma intercorrência foi registrada e, isso, é graças ao trabalho responsável que vem sendo realizado pelos servidores”, comemora Morales, acrescentando que após a cirurgia cada animal fica em observação nos pós-cirúrgico de cada unidade de castração antes de ser entregue ao tutor.
 
A castração traz diversos benefícios para os animais, como, por exemplo, o acometimento por alguns tipos de câncer; controle populacional; redução do abandono do animal, que é crime; minimiza a demarcação de território pelo macho; diminui risco de fuga dos machos quando tem fêmeas no cio; e também a transmissão de doenças dos animais infectados para seres humanos, como a esporotricose e raiva.
 
Ampliação do serviço—Antes da inauguração dos CastraMóveis pelo prefeito Wladimir Garotinho, as cirurgias eram realizadas somente no CCZ. Há cerda de dois meses o serviço ficou mais perto da população, uma vez, que um CastraMóvel está estacionado em Guarus e outro no Parque Rodoviário, garantindo melhor acesso da população. A equipe é formada por quatro veterinários, sendo dois em cada unidade, um instrumentador e um atendente.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp