12/11/2021 às 18h29min - Atualizada em 12/11/2021 às 18h29min

Prefeito Wladimir anuncia retorno das cirurgias bariátricas em Campos

- Redação
Paralisada há mais de cinco anos, as cirurgias bariátricas, realizadas através do Sistema Único de Saúde (SUS), serão retomadas pela Prefeitura de Campos para atender 81 pacientes que estão na fila de espera. O anúncio foi feito pelo prefeito Wladimir Garotinho, no início da tarde desta sexta-feira (12). As intervenções serão realizadas no Hospital Escola Álvaro Alvim (HEAA) e faz parte do grande “Mutirão da Saúde”, que será lançado, pelo prefeito, na próxima sexta-feira (19), e envolverá mais de 40 mil procedimentos.
 
Com a retomada das cirurgias de estômago, o município espera promover melhor qualidade de vida para esses pacientes. “São 81 pacientes que estão na fila do SUS, que infelizmente estão sofrendo há bastante tempo, precisando operar, com problemas de saúde por conta da obesidade. Vamos fazer cinco cirurgias por semana, a partir de dezembro, para poder zerar a fila de pacientes que já estão cadastrados no SUS. Sei o quanto isso é importante para muitas vidas, muitas famílias e para a saúde de Campos”, declarou Wladimir.
 
A realização da cirurgia é considerada relevante uma vez que a desativação do serviço, que foi implantado em 2010 pela então prefeita Rosinha Garotinho, agravada nos últimos quatro anos, aumentou consideravelmente a volume de pessoas aguardando para fazer esse procedimento.
 
“Campos mais uma vez está avançando dentro da assistência à população no que diz respeito à saúde, principalmente, onde encontramos uma demanda reprimida por vários fatores dos últimos anos e, um dos eixos que está muito reprimido, em que as pessoas estão necessitando muito e que vamos iniciar de imediato é o mutirão das cirurgias bariátricas, as chamadas cirurgias metabólicas para corrigir essas descompensações dos pacientes que são da obesidade mórbida que implica na pressão, coração, cérebro, no rim e, então, acaba que a pessoa é diabética por essa razão. Estamos avançando nesse sentido e, além da cirurgia bariátrica que iremos realizar em todos esses pacientes que estão na fila de espera e somam mais de 80, vamos lançar na próxima sexta-feira o grande ‘Mutirão da Saúde’ que vai ser implementado na nossa cidade”, completou o secretário de Saúde Paulo Hirano.
 
“A cirurgia bariátrica tem um fator de grande importância para a redução de agravos de pacientes com obesidade, pode proporcionar a redução do risco de várias doenças. O retorno dessa cirurgia vai proporcionar a melhoria da qualidade de vida desses pacientes e também a reativação do serviço de cuidado de obesidade em Campos”, completou a diretora de Auditoria, Controle e Avaliação, Bruna Araújo.
 
A cirurgia bariátrica paga pela Prefeitura utilizará a técnica videolaparoscópica, minimamente invasiva que permite uma recuperação mais rápida.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp