10/11/2021 às 18h16min - Atualizada em 10/11/2021 às 18h16min

Prefeito de Campos apresenta projeto para restauração do Arquivo Público na Alerj

Principal equipamento cultural de Campos, o Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho, instalado no Solar do Colégio, na Baixada Campista, foi tema do encontro do prefeito Wladimir Garotinho com o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), André Ceciliano, nesta quarta-feira (10). Wladimir apresentou as plantas e a planilha de custo orçamentário do projeto de restauração do prédio histórico do século XVII. Participaram da reunião o deputado estadual Bruno Dauaire e o reitor da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), Raul Palacio. 
 
“O presidente reafirmou o compromisso de direcionar os R$ 20 milhões da sobra do duodécimo da Alerj para a Uenf executar o projeto. O objetivo é repassar integralmente os recursos ainda este ano ou, caso não seja possível, 50% até o final de dezembro e 50% no ano que vem. Os recursos são para a restauração do prédio e também para restauração do acervo e digitalização dos documentos. O Arquivo Público, que hoje é considerado o equipamento histórico-cultural mais importante do interior do estado e o quinto em importância do Brasil, com o investimento se tornará o melhor e mais bem equipado da América Latina”, adiantou o prefeito de Campos.
 
Wladimir solicitou o apoio da Alerj no último dia 29, durante a apresentação do Fundo Soberano dos Royalties do Petróleo, na Uenf. Hoje, na Alerj, Ceciliano confirmou o investimento que chegou a anunciar na apresentação em Campos. Os recursos serão repassados diretamente à Uenf, que acompanhará a execução do projeto feito em parceria com a Sociedade Artística Brasileira (Sabra) e que já está sob análise do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
 
História - Localizado na Rodovia Sérgio Vianna Barroso, em Tócos, na Baixada Campista, o Solar do Colégio foi construído pelos Jesuítas, no século XVII, sendo, na atualidade, o prédio mais antigo de Campos tombado pelo Iphan. Há 20 anos, a Prefeitura de Campos decidiu utilizar o solar, pertencente ao Governo do Estado, para a instalação do Arquivo Público Municipal, por meio de parceria com a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), supervisionada pelo Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro (APERJ). O equipamento é integrado ao Conselho Nacional de Arquivos (Conarq).

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp