09/11/2021 às 14h43min - Atualizada em 10/11/2021 às 00h00min

Instituto Gremar recolhe 161 kg de resíduos em mutirão de limpeza no litoral de SP

SALA DA NOTÍCIA LN Textos
Divulgação | Instituto Gremar
No último sábado (6/11), o Instituto Gremar, em parceria com a Prefeitura de Itanhaém (SP), por meio da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, realizou um mutirão de limpeza de praia na Praia do Centro, uma das mais frequentadas do município do litoral paulista.

A ação contou com a participação de cerca de 110 voluntários, incluindo grupos locais como Conviver, Viver Bem, Camp Itanhaém, Rotary Club e ETEC Itanhaém, além de munícipes e turistas. Em uma extensão de aproximadamente 1 km de areia e restinga, foram coletados 8672 itens, totalizando 161 kg de resíduos.

Os resíduos encontrados em maior quantidade foram os de embalagens e plásticos diversos (52,7%) e bitucas de cigarro (30,4%). A quantidade restante dividiu-se entre isopor, madeira, vidro, metal, petrechos de pesca e itens de higiene pessoal e hospitalar. 

Os resultados da triagem e da análise serão disponibilizados aos órgãos competentes para que políticas públicas ambientais possam ser aprimoradas. 



O evento, que contou ainda com o apoio da Secretaria de Segurança e Trânsito, Supermercado Saito, Banda Bruta Flor, Casa do Artesão e Ruy Artesanato, adotou todas as medidas de segurança contra a COVID-19, como o uso de máscaras de proteção, higienização com álcool gel e distância segura entre os participantes. 

O descarte incorreto de resíduos sólidos é um dos maiores causadores de impactos ambientais e gera consequências na vida animal e humana. Ações de limpeza de praia como essa não só proporcionam a retirada desses materiais de forma mais ágil, como exercem importante papel de conscientização quanto aos cuidados com o lixo e hábitos de consumo exagerado”, afirma a bióloga e responsável técnica do Instituto Gremar, Rosane Farah.

Para reforçar o impacto da atividade neste sentido, a tenda de educação ambiental do Instituto Gremar foi montada no local, com exposição de parte do acervo da instituição.



Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) - A base do Instituto Gremar em Itanhaém (SP) tem como objetivo reabilitar e reintroduzir animais silvestres à natureza. Para isso, possui toda estrutura necessária para que os animais recebam o melhor tratamento possível durante o processo de reabilitação, além de contar com uma equipe preparada e capacitada para o atendimento.  Desde o início de agosto, 146 animais foram resgatados e 49 seguem em reabilitação, em sua maioria filhotes. O CRAS conta com apoio da Prefeitura Municipal de Itanhaém e parcerias da Polícia Ambiental e Guarda Civil Municipal para os resgates. Caso um animal silvestre seja avistado na região, o acionamento pode ser feito pelos telefones (11) 3426-8168 ou (11) 99711-4120.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp