05/11/2021 às 11h54min - Atualizada em 05/11/2021 às 11h54min

Campos: Contenção para barrar moitas nas comportas no Canal da Flechas

- Redação
Devido ao grande volume de água na Lagoa Feia, aumentou consideravelmente a força das águas que empurram para o mar a massa de vegetação aquática que proliferou sobre a lâmina dágua do Canal das Flechas. Para evitar que a densa massa de vegetação formada por canavieiras e gigóias adentrem ao sistema de 15 comportas do Terminal Pesqueiro e provoque transbordamentos, a Prefeitura construiu a contenção com cabo de aço antes das comportas.
 
Para formar a barragem foram cravadas estacas nas margens com auxílio de máquina de esteira long reach, que também auxiliou na extensão do cabo até o barco que fez a travessia do mesmo de uma estaca até a outra.
 
O diretor de Pesca e Aquicultura da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, Eduardo Alves, explica que a contenção construída com a participação da Secretaria da Defesa Civil, com cabo de aço no leito do Canal das Flechas, retém a massa de vegetação que está sendo empurrada pela força das águas da Lagoa Feira para o mar e, dessa forma, os barqueiros podem cortar as moitas que formam uma barreira no cabo de aço, de forma que, aos poucos, a vegetação passe pelas comportas sem provocar emperramento.
 
“A contenção que construímos em parceria com a Secretaria da Defesa Civil evita que as grandes e pesadas moitas adentrem às câmaras das comportas e provoquem o emperramento das mesmas e o consequente represamento das águas. Mas estamos com dois barqueiros que estão cortando as moitas para que possam fazer a passagem gradativamente pelas comportas sem provocar danos às comportas e, assim, estamos proporcionando a passagem livre do grande volume de água que desce da Lagoa Feia rumo ao mar, drenando grandes áreas alagadas pelas últimas prolongadas chuvas”, concluiu Eduardo Alves, o Dadu.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp