03/11/2021 às 10h31min - Atualizada em 03/11/2021 às 10h31min

Campanha Novembro Azul em Campos com agendamento on-line aberto

- Redação
Com o slogan “Cuidar da saúde também é coisa de homem”, a Secretaria Municipal de Saúde lançou a campanha Novembro Azul, que é o mês mundial de combate ao câncer de próstata. No Brasil, segundo dados recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca), um homem morre a cada 38 minutos devido à doença. Em Campos, ela é a segunda com maior incidência dentre as neoplasias notificadas. Em 2020 e 2021 foram diagnosticados 810 casos.
 
Diante da importância de conscientizar os homens sobre o autocuidado, a secretaria estará disponibilizando três procedimentos principais para a detecção precoce do câncer de próstata. São eles: exame de PSA, consulta com urologista e o toque retal para homens com 40 anos ou mais. Para realizar os procedimentos, o usuário deve fazer o agendamento online (aqui), através do Consulta Fácil, por meio do site da Prefeitura (campos.rj.gov.br).
 
A secretaria pede que, ao fazer o agendamento, a pessoa atualize o seu cadastro, inclusive, o número de telefone para que possa receber mensagem de confirmação do dia e horário da consulta ou exame por meio de mensagem SMS e WhatsApp.
 
O homem que for realizar o PSA deve adotar alguns cuidados antes do exame, como fazer jejum de pelo quatro horas e não ejacular por 48h antes da coleta. Haverá postos de coleta em diversos pontos da cidade, com atendimento, inclusive, aos sábados.
 
Todos os homens que tenham menos de 40 anos, mas histórico familiar de câncer de próstata, devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência para consulta com um clínico geral. Será esse profissional quem vai avaliar o quadro desse paciente e, se necessário, solicitar exames como o PSA. Os exames deverão ser solicitados diretamente na UBS.
 
Para realizar o exame de PSA, o homem precisa atender às seguintes orientações:
 
Não ter ejaculado nas últimas 48 horas.
Não ter feito exercício em bicicleta (ergométrica ou não) nos últimos dois dias.
Não ter andado de motocicleta nos últimos dois dias.
Não ter praticado equitação nos últimos dois.
Não ter feito uso de supositório sondagem uretal ou toque retal nos últimos três dias.
Não ter realizado cistoscopia nos últimos cinco dias.
Não ter realizado ultrassom transretal nos últimos sete dias.
Não ter realizado colonoscopia ou retossigmóidoscopia nos últimos 15 dias.
Não ter realizado estudo urodinâmico nos últimos 21 dias.
Não ter realizado biópsia de próstata nos últimos 30 dias.
Jejum de pelo menos 4 horas.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp