26/10/2021 às 11h48min - Atualizada em 26/10/2021 às 11h48min

Serviço de Assistência Domiciliar divulga curso sobre técnicas de curativos em feridas

Jornal Aurora - Redação
Divulgação
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Serviço de Assistência Domiciliar (SAD), promoveu nesta segunda-feira (25), no auditório do Conselho Municipal de Saúde, o 1° Curso de Atualização no Cuidado do Paciente Domiciliar. Voltado para médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, o encontro teve por objetivo ampliar o conhecimento desses profissionais sobre a diferença entre os tipos de feridas e infecções para garantir o melhor curativo. A iniciativa do curso foi da diretora do SAD, médica oftalmologista, Hellen do Espírito Santo.

A palestrante, enfermeira dermatológica Maria Oliveira, falou sobre as novas tecnologias em curativos que auxiliam no tratamento das lesões. Cerca de 50 profissionais de saúde participaram do curso, que teve duração de 4 horas. A técnica de enfermagem Jociane de Azevedo Carvalho foi uma das alunas. “Foi uma tarde bem proveitosa, com muita troca de conhecimento”, disse ela.

Segundo a diretora do SAD, outros cursos, com a mesma abordagem, já estão programados para acontecer ainda este ano. “Pretendemos realizar outro encontro deste em 20 dias. Vamos promover ações como essa até que todos os profissionais estejam devidamente treinados”, explicou. A equipe do Programa de Ostomizados e Hemodializados também esteve presente.

Os interessados em participar dos próximos cursos deverão fazer a inscrição pelo telefone (22) 98175-0670, que é do SAD Assistência, das 8h às 17h. Ao telefonar, a pessoa deve pedir para falar com a técnica de enfermagem, Cristiane Rodrigues.

Hellen explicou que o foco do SAD é prestar uma assistência humanizada, garantindo a continuidade dos cuidados à saúde, após o paciente passar um período internado e receber alta hospitalar orientada. Ela ressaltou que o perfil do serviço não é o de cuidador, mas sim promover a desospitalização e readaptação domiciliar de pacientes que necessitam dos cuidados de enfermagem, como por exemplo, um curativo com certo grau de complexidade, manuseio de sonda para alimentação, aspiração e traqueostomia, bolsa de colostomia, entre outros.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp