A Subsecretaria Municipal de Políticas para Mulheres realiza nesta segunda-feira (25), às 18h, na Câmara de Vereadores, o ciclo de palestras “Outubro Rosa - Mulher, Sorria! Se ame! Se cuide!”. O evento conta com o apoio do Programa Dentinho Saudável, da Secretaria Municipal de Saúde, e vai contar com a participação de entidades que atendem mulheres com câncer, principalmente, o de mama, que é o que mais acomete as mulheres. A ação faz parte da programação da Campanha Outubro Rosa e vai marcar, também, o Dia Laranja e o Dia do Dentista.
- Durante o ciclo de palestras vamos abordar a importância da conscientização do diagnóstico precoce e de uma alimentação saudável, assim como todo cuidado que pacientes oncológicos devem ter com a saúde bucal. Para isso, teremos convidadas muito especiais que estão em tratamento e, também, que cuidam dessas mulheres guerreiras na luta contra o câncer – explica a subsecretária Josiane Viana.
Além da subsecretária, estarão ocupando a mesa a primeira-dama Tassiana Oliveira; as presidentes do Projeto Amigas Guerreiras, Leila Ribeiro; do Instituto Nélia Nahim, Neli Oliveira, e a do Instituto Sawanna Por Todos, Lena Souza, e as coordenadoras do Programa Dentinho Saudável, as dentistas Conceição Tavares e Adriana Gomes.
- Teremos também palestras com dentistas, nutricionista e mastologista, além de desfile com as pacientes oncológicas assistidas pelas instituições e informação com a tatuadora Míriam, que desenvolve um belo trabalho de autoestima com as mulheres com câncer e, a partir de agora, através da parceria com o Ceam, com as vítimas de violência. O evento foi preparado com muito carinho e vai reunir informação com muita emoção -, adianta a subsecretária.
O tema da primeira palestra será “Saúde Oral da Mulher”, com as coordenadoras do Dentinho Saudável. Em seguida, “Câncer e alimentação: qual a relação?” com a nutricionista Thais Serafim e, encerrando o ciclo de palestras, a mastologista Laura Ramos Silva Ferzeli vai falar sobre “A importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama”.
Além de saúde bucal, alimentação e prevenção ao câncer de mama, também haverá a participação da tatuadora e micropigmentadora máster, Míriam Alves, que realiza um trabalho voluntário de reconstituição da aréola mamária, em mulheres que foram submetidas à mastectomia, que é a cirurgia para retirada das mamas. “Ela vai falar sobre a importância da sua arte para elevar a autoestima de mulheres que estão na luta contra o câncer e, também, daquelas que foram vítimas de violência doméstica, cobrindo marcas e cicatrizes deixadas pelos agressores”.
A Subsecretaria Municipal de Políticas para Mulheres está ligada à Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social. Também faz parte da subsecretaria o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam) Mercedes Baptista, que atende mulheres vítimas de violência doméstica, e a Casa Benta Pereira, abrigo sigiloso que recebe mulheres que estão em risco.